Em tempos de desânimo, confie em Deus!

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Provérbios 18:14

Texto Bíblico:

& A vontade de viver mantém a vida de um doente, mas, se ele desanima, não existe mais esperança. (Pv.18:14 NTLH)

Como é fácil ficar desanimado! Esse sentimento está presente em cada um de nós, pois sempre experimentamos frustrações e, diante delas, o sentimento de desilusão é a reação inicial e normal. Mas se você permitir que esse sentimento perdure, será uma presa fácil nas mãos de Satanás.

A Palavra de Deus nos aconselha a termos esperança em Deus e força de vontade, porque essas atitudes nos ajudarão a superarmos as dificuldades que nos sobrevêm. Quando essas atitudes nos faltam, logo perderemos o interesse por quase tudo na vida.

Uma pessoa desanimada não consegue viver para a glória de Deus. O desanimado está sempre focado no futuro (o qual é incerto e desconhecido para ele) e não nos recursos que pode obter na graça de Deus.

& Tudo de bom (ou dádiva, presente, oferecimento) que recebemos e tudo o que é perfeito (ou completo, que dá virtude e dignidade) vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição (Deus não é mutável ou instável), o que causaria a escuridão. (Tg.1:17 NTLH)

O desanimado não permite que o SENHOR dirija ou controle a sua vida e, portanto, ele não se rende à soberania divina. O desânimo faz com que a pessoa viva de modo não aprovado por Deus, porque ela prefere agir de modo oposto ao que Jesus ensinou:

& 3 Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres (reconhecem a ausência de Deus), pois o Reino do Céu é delas. 4 Felizes as pessoas que choram (lamentam a sua fraqueza espiritual), pois Deus as consolará. 5 Felizes as pessoas humildes (que se rendem ou se submetem a Deus), pois receberão o que Deus tem prometido. 6 Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas. (Mt.5:3-5 NTLH)

O salmista nos diz o seguinte:

& O SENHOR nos guia no caminho em que devemos andar e protege aqueles cuja vida é agradável a ele. (Sl.37:23 NTLH)

Este verso nos mostra duas verdades importantes:

  • O nosso estilo de vida deve ser agradável ou dar prazer a Deus.
  • Aquele que tem prazer em Deus será guiado e protegido por Ele.

1. Enfrente as situações com a coragem que Deus lhe dá.

As circunstâncias que o conduzem ao desânimo são muitas e inevitáveis, porém, busque a Deus para saber como agir dentro delas. Não permita que a tristeza e o desânimo dominem a sua mente, mas enfrente a situação com a coragem que Deus dá. (veja 2 Tm.1:7)

2. Cuidado com o desânimo, pois ele dividirá a sua mente.

Esse sentimento faz com que você encontre dificuldades para se concentrar em atitudes corretas, mas somente na sua aflição.

Essa atitude pode gerar a ira ou a raiva, e então, você pode ficar amargurado; a seguir, passa a procurar alguém para culpar. Você pode culpar a Deus, outras pessoas ou a si mesmo.

3. Cuidado com o isolamento, pois é para lá que o desânimo o conduz.

A frustração, quando não administrada corretamente, pode se converter em um sentimento de desespero, o qual pode afastá-lo das pessoas que você mais gosta.

As pessoas não se sentem bem na companhia de alguém amargurado e com um espírito derrotado. Se você vive desse modo, logo sofrerá de depressão, devido à sua escolha pelo isolamento!

O resultado disso é que você passa a tomar decisões equivocadas, baseando-se em pensamentos e sentimento errados, em vez de confiar na Verdade e nos princípios de Deus. Não adote esse estilo de vida, pois esse é um caminho de autodestruição.

4. Confie nos propósitos de Deus e não se renda às decepções.

Embora você enfrente inúmeras decepções, como cristão, não se renda a elas. Em vez disso, Deus espera que você confie a Ele as suas tristezas mais profundas.

Creia que:

  • Deus está no controle de todas as coisas, pois Ele é Soberano.
  • Nada lhe acontece por acaso, pois em todas as coisas há sempre um propósito Divino.

O salmista diz:

& 8 Procure descobrir (perceber), por você mesmo, como o SENHOR Deus é bom (excelente, valioso, apropriado). Feliz aquele que encontra segurança (abrigo ou proteção) nele! 9 Se você pertence (com temor, respeito) ao Senhor, ame e obedeça a Ele; para quem faz isso, nada falta (terá o necessário). (Sl.34:8,9 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail