Mente sã, pensamentos puros - Parte 2

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Na semana passada, nós meditamos que:

  • Os nossos pensamentos podem nos levar ao que é útil ou inútil, à bênção ou à maldição, a uma vida com Deus ou a nos afastarmos Dele. (cf. Pv.4:20,23)
  • A Palavra de Deus deve ser guardada em nosso interior (mente), a fim de que o nosso caráter seja aperfeiçoado pelo SENHOR.
  • Em Cristo, Deus realiza um trabalho de renovação da nossa mente e, consequentemente, nos nossos pensamentos. (cf. Ef.4:17,18)
  • Os pagãos vivem pela busca incessante pelo prazer e interesses pessoais e o mundanismo denomina essa atitude de busca pela felicidade.
  • Deus está constantemente reivindicando àqueles que se entregaram a Cristo suas mentes, a fim de que elas sejam iluminadas e renovadas. (cf. Ef.4:23)
  • O paganismo cria realidades alternativas e procura tanto obscurecer a glória de Deus como rebaixá-la a níveis inimagináveis. (cf. Rm.1:18)
  • Deus tem nos chamado a lutar por uma mente sã, para que tenhamos pensamentos puros, pois é só desse modo que poderemos “aprender e compreender” a razão de fazermos a Sua vontade e de vivermos para Ele neste mundo. (cf. Rm.12:2)

Todos nós desejamos perceber a realidade da presença de Deus em nossas vidas. Queremos vê-Lo agindo tanto em nós como através de nós e, isso somente se dá, por meio de uma mente sã e pura. Jesus disse:

& Felizes as pessoas que têm o coração puro (podado pelo SENHOR, para produzir muitos frutos), pois elas verão a Deus (terão a percepção da Sua realidade e o Seu trabalho constante). (Mt.5:8 NTLH)

Procurarei mostrar três princípios bíblicos, os quais podem nos ajudarão a termos uma mente sadia no SENHOR, a fim de lutarmos contra as impurezas que tentam dominar nossos pensamentos e impedir-nos que tenhamos uma verdadeira percepção de Deus em nossas vidas.

1. Mantenha a sua mente voltada para “cima” – para o “Céu”.

& 18 Já disse isto muitas vezes e agora repito, chorando: existem muitos que, pela sua maneira de viver, se tornam inimigos da mensagem da morte de Cristo na cruz. (os gnósticos) 19 Eles vão para a destruição no inferno porque o deus deles são os desejos do corpo. Eles têm orgulho daquilo que devia ser uma vergonha para eles e pensam somente nas coisas que são deste mundo. 20 Mas nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá. (Fp.3:18-20 NTLH)

Paulo está procura dizer aos filipenses que não se esqueçam da sua cidadania celestial e os adverte, para não serem como “inimigos da morte de Cristo na cruz”, cujas mentes se prendem apenas nas coisas terrenas, ou seja, nos prazeres pecaminosos, pois assim agiam os gnósticos.

Resumidamente, o Gnosticismo ensina que o mal vem da matéria e do corpo humano, que são maus. A Igreja, inúmeras vezes, se pronunciou contra essa doutrina e sempre procurou lembrar aos cristãos que “tudo o que Deus fez é bom”.

O Gnosticismo diz que o deus bom (pois eles acreditam em dois deuses – um que é bom e outro que é mau) libertará o homem da prisão do corpo (matéria má). Portanto, não importa, dizem eles, o que se faça com o corpo, pois o espírito, que é bom, será salvo de qualquer forma.

Saiba que aqueles que focam suas vidas apenas nas coisas terrenas têm retirado o “Céu” do horizonte de suas mentes, preferindo encher suas cabeças de prazeres sombrios e a luz do Evangelho não pode iluminá-los.

O apóstolo Paulo diz:

& 5 Portanto, matem os desejos (lutem para abafar e destruir os propósitos, anseios e paixões) deste mundo que agem em vocês (na natureza humana e pecaminosa), isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria. 6 Pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não lhe obedecem. (Cl.3:5,6 NTLH)

O antídoto é olharmos para os “Céus” – para “cima”! Levantemos os olhos para a glória que está no “Céu” e caminhemos com constância nos pensamentos e caminhos elevados, propostos pelo nosso SENHOR. (cf. Is.55:8,9)

Uma mente se torna elevada quando é preenchida com a Pessoa de Jesus Cristo. “nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá.” Portanto, concentre-se em colocar a sua mente em Cristo e tudo o que é seu Nele.

Pensemos e meditemos muito na Pessoa, nas palavras e nas ações do nosso Senhor Jesus. Consideremos como Ele deixou a glória celestial ao lado do Pai e assumiu a forma de um servo (cf. Fp.2:5-11).

Pensemos em como Ele renunciou a todos os Seus direitos para morrer por pecadores desesperados como eu e você. Lembremo-nos de como Ele está agora em um corpo glorificado, carregando as cicatrizes da nossa redenção, mas coroado com o nome mais alto.

Nunca deixemos de meditar sobre como Ele, um dia, transformará o nosso corpo humilde, frágil, mortal e receberemos outro semelhante ao Seu, o qual é sem pecado e glorioso, a fim de habitarmos com Ele no “Céu”.

Paulo diz:

& Ele transformará o nosso corpo fraco e mortal e fará com que fique igual ao seu próprio corpo glorioso, usando para isso o mesmo poder que ele tem para dominar todas as coisas. (Fp.3:21 NTLH)

A minha esperança é que procuremos por Jesus, enquanto lemos a Bíblia no dia a dia. Que lancemos a nossa mente para dentro do molde da Sua bondade e graça. Que levemos as suas promessas para todos os cantinhos da nossa mente. Que nunca nos cansemos de pensar na glória dos “Céus”, a fim de que tenhamos os nossos pensamentos purificados, pelo trabalho divino de renovação da nossa mente, para torná-la sadia e dedicada a Ele! Que nós vivamos para a glória e o esplendor do nosso SENHOR!

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail