Mente sã, pensamentos puros - Parte 1

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Os nossos pensamentos são tão importantes, que tanto a sabedoria como a estupidez são as expressões mais perfeitas dos nossos pensamentos. Toda perversão e imoralidade são provenientes de pessoas, cujas mentes e pensamentos produzem mau hálito.

Você sempre irá para onde os seus pensamentos o levarem, seja ao que é útil ou ao inútil, à benção ou à maldição, à vida (à comunhão, amizade e ao desfrute dos recursos divinos) ou à morte (a uma vida afastada ou separada de Deus).

A Sabedoria divina nos diz o seguinte:

& 20 Filho, preste atenção no que eu digo. Escute (procure entender a razão) as minhas palavras. 21 Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as. 22 Elas darão vida longa (vida dos Céus - Eterna) e saúde (vida proveitosa, vigorosa, cheia de ânimo e útil) a quem entendê-las (alcança as suas razões ou propósitos) 23 Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. (Pv.4:20-23 NTLH)

Nós encontramos no texto que acabamos de ler, seis mandamentos (vs.20,21,23) (ou propostas) divinas e uma promessa (v.22).

Eu penso que você queira ser dirigido por Deus, sendo sempre útil a Ele, caminhar para a eternidade e, para isso, como é necessário procurar entender o que Deus diz! Para que isso aconteça é necessário meditar constantemente na Palavra de Deus, a fim de guardá-la na mente e amá-la (tendo a finalidade de que ela mude o nosso caráter e ações).

Não deixemos que a Palavra de Deus fique distante de nós em momento algum e procuremos dar atenção ao que o SENHOR sempre nos ensina, a fim de entendermos as razões das Suas orientações.

Quando fomos a Cristo, Deus iniciou um trabalho de renovação em nossa mente e, consequentemente, nos nossos pensamentos. Por quê? As palavras de Paulo nos dão o motivo divino:

& 17 Portanto, em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os pagãos, pois os pensamentos deles não têm valor, 18 e a mente deles está na escuridão. Eles não têm parte na vida que Deus dá porque são completamente ignorantes e teimosos. (Ef.4:17,18 NTLH)

A teimosia (rebeldia) dos que vivem sob os preceitos pagãos é proveniente da ignorância que têm sobre a vida de Deus. Eles desconhecem os propósitos da vida do Alto. Essa ignorância acerca da vida divina faz com encham suas mentes com tudo o que não presta e, por isso, vivem de modo insano e inútil, promovendo uma vida sem dignidade e elevação.

O que importa ao paganismo é alcançar os interesses pessoais e a busca pelo prazer (o que é chamado de felicidade pelos pagãos).

Deus criou a nossa mente a fim de ser como um jardim para Ele, entretanto, temos visto como ela tem se tornado em um campo cheio de espinhos, ou em uma terra arrasada! Deus está sempre reivindicando o Seu jardim àqueles que estão em Cristo Jesus.

Constantemente, Deus deseja que a luz da vida volte a iluminar o Seu jardim (nossas mentes) e, por essa razão, nós aprendemos que uma das grandes tarefas da vida cristã é termos uma mente renovada.

& É preciso que o coração (a essência da vida espiritual – o espírito humano) e a mente (os propósitos dos pensamentos – que regem os desejos) de vocês sejam completamente renovados. (Ef.4:23 NTLH)

Entretanto, o paganismo cria realidades alternativas, tentando obscurecer a glória de Deus, dizendo que pecado é uma tolice e se ele existe não é condenável e que uma vida dedicada ao SENHOR é pura bobagem.

Veja as palavras de Paulo aos cristãos de Roma:

& Do céu Deus revela a sua ira (desprezo, rejeição) contra todos os pecados e todas as maldades das pessoas que, por meio das suas más ações, não deixam (procuram atrasar o curso, o progresso, tentam com grande esforço conter, impedir) que os outros conheçam (compreendam as razões e entendam) a verdade a respeito de Deus. (Rm.1:18 NTLH)

Portanto, Deus nos tem chamado para arrancarmos as ervas daninha de nossas mentes e replantarmos árvores que dão alimento e um novo aroma aos nossos pensamentos. Ele nos tem chamado para a retirarmos as pedras e ararmos os campos da nossa mente, a fim de que a Sua verdade seja semeada a cada dia em nós. Ele nos tem chamado para levantarmos muros ao redor de nossas mentes e, permitirmos que neles, as parreiras da Sua vinha se agarrem e cresçam. Deus nos tem chamado para lutarmos por uma mente sã, a fim de que tenhamos pensamentos puros.

Entenda a razão ou o propósito das minhas palavras acima, por meio da declaração de Paulo:

& Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. (Rm.12:2 NTLH)

Nas próximas semanas, eu procurarei mostrar um caminho bíblico, o qual nos ajudará a lutarmos contra as impurezas que tentam dominar nossas mentes e pensamentos.

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail