Prepare-se para a volta de Jesus! - Parte 28: A importância da sua unidade com Cristo (2)

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

1 Tessalonicenses 5:16-21

Texto Bíblico:

& 16 Estejam sempre alegres, 17 orem sempre (estejam oferecendo orações a Deus) 18 e sejam agradecidos (mostrem-se aceitáveis e eficientes nas orações) a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. 19 Não atrapalhem a ação do Espírito Santo. 20 Não desprezem as profecias. 21 Examinem tudo (julgue ser valioso ou não após ser criterioso), fiquem com o que é bom (proveitoso, útil no Reino de Deus) 22 e evitem (rejeitem completamente, tornem sem importância) todo tipo de mal (tudo o que se opõe a Deus). (1 Ts.5:16-21 NTLH)

Eu tenho meditado com você sobre a importância de estarmos unidos com Cristo. Eu mencionei sobre os benefícios dessa união, ou seja, da unidade de coração, de mente e corpo com Cristo:

  • Você saberá examinar ou discernir o que é agradável a Deus e o que se opõe a Ele.
  • Você não rejeitará a verdadeira mensagem que vem de Deus.
  • Você entenderá que a mensagem é uma ação de influência do Espírito de Deus em sua vida.
  • Você aprenderá a orar de modo correto e será eficaz, com a ajuda divina, em qualquer circunstância.
  • Você será uma pessoa satisfeita e, portanto, alegre e feliz em Deus.

Eu já compartilhei com você sobre os dois primeiros itens:

  • Evite tudo o que se opõe ao SENHOR, por meio da Palavra e da ajuda do Espírito de Deus. (v.21,22)
  • Não despreze a mensagem (profecia) que vem de Deus. (v.20)

Quando eu mantenho firmemente a minha unidade com Cristo Jesus, saberei discernir sobre o que agrada ou a não a Deus e me posicionarei contrário a tudo o que se opõe à Palavra de Deus. Porque quero manter essa unidade com o SENHOR, procurarei não sufocar o trabalho do Espírito Santo e da Palavra de Deus em minha vida, pois quero me preparar para a volta de Jesus!

Então, porque amo a Palavra de Deus, eu não rejeitarei a Sua mensagem, pois ela é doutrinariamente saudável e me leva a uma vida dedicada a Deus e agradável a Ele. Eu devo entender que o trabalho da Palavra de Deus, por meio do Espírito Santo em minha vida, visa organizar todo o meu ser, a fim de estar preparado para o meu serviço espiritual presente e aos propósitos divinos no futuro.

3. Que eu não atrapalhe a influência do Espírito Santo por meio da mensagem de Deus em minha vida. (v.19)

& 19 Não atrapalhem a ação do Espírito Santo. (NTLH)

O verbo “atrapalhar” significa que eu não devo sufocar, extinguir ou apagar o trabalho da Palavra de Deus, que é promovido pelo Espírito Santo em minha vida. A minha fé (ou fidelidade, ou lealdade) deve estar constantemente sendo aperfeiçoada em Cristo, por meio da Palavra de Deus.

Quando eu ouço pregações (profecias, mensagens divinas), que eu entenda o seu papel divino em minha vida, pois é por meio da mensagem de Deus que sou transformado de fé em fé e de glória em glória. Que eu procure, por meio de conversas com pessoas que amam a Deus, absorver, com discernimento, ensinamentos saudáveis.

O trabalho do Espírito Santo é fazer com que eu tenha uma vida de comunhão saudável com Cristo e que eu seja útil aos propósitos do Reino de Deus. O Espírito de Deus jamais me levará a associar-me com certas pessoas inescrupulosas, de cujas práticas o SENHOR desaprova.

A sabedoria divina me diz o seguinte:

& 1 Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos (desígnios e propósitos) dos maus (hostis a Deus), que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam (não se detêm no mesmo lugar) com os que zombam de tudo o que é sagrado! 2 Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam (refletem, imaginam, verbalizam para si mesmos) dia e noite. (Sl.1:1,2 NTLH – veja ainda Pv.4:14,15)

Eu tenho a tendência de encher a minha mente com todo tipo de pensamento imprestável e inútil, porque, mesmo andando com Cristo, ainda sou pecador. Então, que eu aprenda a vigiar os meus passos. Que eu entenda essa verdade: o mundo ainda habita dentro de mim e ele precisa ser combatido com a ajuda que Deus me dá; ela acontece quando permito que o Espírito Santo trabalhe em meu ser, usando as Sagradas Escrituras.

& Pois a palavra de Deus é viva (traz a vida verdadeira, é abençoada, me faz respirar para a vida) e poderosa (é ativa e age vigorosamente) e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai (perfurando, rasgando) até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga (discerne, coloca sob o critério divino) os desejos e pensamentos do coração delas. (Hb.4:12 NTLH)

O que adianta o homem dizer ser possuidor do credo cristão, se ele não tem a vida de Deus agindo dentro dele? A "crença", para muitos cristãos, não passa de um fóssil petrificado – existiu, mas não existe! Eu preciso ser constantemente convencido pelo Espírito Santo de que sou mundano, de que posso ter ideias erradas tanto acerca do pecado como da vida que não agrada a Deus e do Seu julgamento.

Jesus ensinou aos Seus discípulos sobre esse trabalho do Espírito Santo:

& Quando o Auxiliador vier, ele convencerá (repreenderá ou reprovará severamente) as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo (da vida íntegra, pura e aprovada por Deus) e também do julgamento de Deus (Sua ação de Juiz na separação dos obedientes e desobedientes a Ele). (Jo.16:8 NTLH)

Quando eu sufoco a influência do Espírito de Deus em meu ser, não terei prazer em adorar o SENHOR nem de servi-Lo. Eu ouvirei a Sua reprovação e me sentirei culpado, mas, em vez de me submeter a Ele e permitir que transforme a minha vida, faço vistas grossas, fecho meus ouvidos e continuo seguindo o meu próprio caminho, como se não tivesse ouvido nada.

Infelizmente, quando sufoco ou atrapalho a influência do Espírito de Deus, eu deixo de pensar que terei que comparecer perante o Juiz, a fim de receber a Sua sentença de absolvição ou de condenação.

Que eu não endureça o meu coração ao trabalho do Espírito Santo em meu ser. Que eu aceite as Suas reprovações e que eu me ajuste aos princípios da Palavra de Deus, pois Ele sempre me levará a ela. Que eu nunca me esqueça que o Espírito Santo e Palavra de Deus trabalham juntos, a fim de que eu dê prazer a Deus e desfrute de toda a Sua alegria e bênçãos.

Eu quero me preparar para a volta de Jesus, e então, longe de mim endurecer o meu coração ao Espírito Santo e à Palavra de Deus.

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail