Prepare-se para a volta de Jesus! - Parte 27: A importância da sua unidade com Cristo (1)

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

1 Tessalonicenses 5:16-21

Texto Bíblico:

& 16 Estejam sempre alegres, 17 orem sempre (estejam oferecendo orações a Deus) 18 e sejam agradecidos (mostrem-se aceitáveis e eficientes nas orações) a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. 19 Não atrapalhem a ação do Espírito Santo. 20 Não desprezem as profecias. 21 Examinem tudo (julgue ser valioso ou não após ser criterioso), fiquem com o que é bom (proveitoso, útil no Reino de Deus) 22 e evitem (rejeitem completamente, tornem sem importância) todo tipo de mal (tudo o que se opõe a Deus). (1 Ts.5:16-21 NTLH)

Na semana passada eu meditei com você sobre a importância de se estar unido com Cristo. Portanto, quais os benefícios de tal união de coração, de mente e corpo com Cristo?

  • Você saberá examinar ou discernir o que é agradável a Deus e o que se opõe a Ele.
  • Você não rejeitará a verdadeira mensagem que vem de Deus.
  • Você entenderá que a mensagem é uma ação de influência do Espírito de Deus em sua vida.
  • Você aprenderá a orar de modo correto e será eficaz com a ajuda divina em qualquer circunstância.
  • Você será uma pessoa satisfeita e, portanto, alegre e feliz em Deus.

Não vou compartilhar todos esses pontos com você nesta meditação, mas apenas os dois primeiros. Vou procurar transformar cada ponto em uma ação espiritual, e espero que seja uma bênção à sua vida.

1. Evite tudo o que se opõe ao SENHOR, por meio da Palavra e da ajuda do Espírito de Deus. (v.21,22)

& 21 Examinem tudo (julgue ser valioso ou não após ser criterioso), fiquem com o que é bom (proveitoso, útil no Reino de Deus) 22 e evitem (rejeitem completamente, tornem sem importância) todo tipo de mal (tudo o que se opõe a Deus). (NTLH)

Peça ao Espírito Santo que o ajude tanto a discernir quanto a se alegrar com um estilo de vida que agrada a Deus. No entanto, para isso, é necessário que você guarde no coração a Palavra de Deus e medite nela, sem o desejo de procurar justificativas às suas intenções pessoais.

& 11 Guardo (armazeno, acumulo, deposito) a tua palavra no meu coração para não pecar (para não ser seduzido pelo que é impuro e errar) contra ti. 12 Eu te louvo, ó SENHOR Deus! Ensina-me (quero ser treinado ou ensinado sobre) as tuas leis (porção escrita, decretos). (Sl.119:11,12 NTLH)

O Espírito Santo nunca abrirá a Bíblia para você nem a lerá de modo audível. Você precisa criar o hábito de ler a Palavra de Deus sozinho e também com outras pessoas que respeitam ao SENHOR. O Espírito de Deus o ensinará sobre o que você leu e o fará "lembrar" sobre tudo o que aprendeu, acerca dos ensinamentos de Jesus e Seus apóstolos. A Bíblia não deve ser somente lida, mas aprendida!

Jesus disse:

& Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês. (Jo.14:26 NTLH)

2. Não despreze a mensagem (profecia) que vem de Deus. (v.20)

& 20 Não desprezem as profecias. (NTLH)

Uma boa definição para o termo “profecia” é tudo o que Deus tem a dizer. Ela é uma mensagem divina que transforma e organiza a sua vida, tanto para o presente como para o futuro, em relação aos propósitos divinos.

Toda mensagem divina (profecia) tem o propósito de corrigir o presente, a fim de sermos preparados para o futuro. No entanto, essa preparação não é para sermos bem-sucedidos social e economicamente neste mundo, mas em Deus.

Muitos andam atrás de falsos profetas, os quais se limitam a pronunciar apenas benefícios pessoais e denunciar a presença de algum mal. Porém, esses tais “profetas” não ensinam àqueles que os ouvem sobre como deve ser o estilo de vida que agrada a Deus. Às vezes, eles emitem promessas, e noutras, ameaçam os que os ouvem, mas não capazes de falar e explicar os princípios da Verdade que aprovam ou desaprovam as vidas daqueles que creem em Deus. TOME CUIDADO COM ESSE TIPO DE PROFECIA, pois ela pode se transformar em uma muleta ou torná-lo dependente dela e das pessoas que as emitem!

Guarde isso: toda profecia verdadeira (mensagem divina) fará com que você fuja de tudo o que se opõe a Deus e mostrará como a sua vida poderá ser útil nas mãos do SENHOR, a fim de abençoar não somente a sua vida, mas também a do próximo. Além do mais, toda mensagem que vem dos “Céus” engrandece a Deus – mostra a Sua glória e esplendor.

Caso alguém surja na sua vida e, pela inspiração divina, diga tudo a seu respeito e sobre o que lhe está ocorrendo, entenda que isso é uma manifestação do Espírito Santo, por meio do dom da “Mensagem do Conhecimento”. (cf. 1 Co.12:8) Todavia, é necessário que você receba a “Mensagem ou a Palavra de Sabedoria” (cf. 1 Co.12:8), a qual também é um dom do Espírito de Deus.

O que adianta você saber que está dentro de uma situação difícil e não saber como agir de acordo com a vontade Deus? Não jogue o peso das suas cargas nos ombros de terceiros, mas sinta-se responsável em administrar a sua vida e as diferentes situações da mesma pela ajuda e orientações que Deus lhe dá!

O Espírito de Deus está sempre pronto a influenciar a sua vida e, dessa maneira, você poderá ajudar outras pessoas do mesmo modo que foi ajudado pelo SENHOR.

Paulo disse:

& 3 Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai bondoso, o Deus de quem todos recebem ajuda! 4 Ele nos auxilia (encoraja e fortalece por meio da instrução) em todas as nossas aflições (angústias, tribulações, pressões) para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus. (2 Co.1:3,4 NTLH)

Quando você corre atrás de métodos usados por homens que não conhecem o Evangelho, os quais prometem somente benefícios àqueles que participam e se comprometem com as suas “campanhas de livramentos”, eu não erro e não peco ao dizer que você está sufocando o trabalho do Espírito Santo na sua vida!

Davi, em um dos seus momentos mais dramáticos, orou assim:

& 11 Não me expulses (não me lance fora) da tua presença, nem tires de mim o teu santo Espírito (não deixe de me influenciar ou dirigir a minha vida). 12 Dá-me novamente a alegria (o contentamento, a satisfação, o prazer) da tua salvação e conserva (mantenha ou reavive) em mim o desejo de ser obediente. (Sl.51:11,12 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail