Prepare-se para a volta de Jesus! - Parte 24: Submeta-se a uma liderança verdadeira

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

1 Tessalonicenses 5:12,13

Texto Bíblico:

& 12 Irmãos, pedimos a vocês que respeitem aqueles que trabalham entre vocês, isto é, aqueles que foram escolhidos pelo Senhor para guiá-los e ensiná-los. 13 Tratem essas pessoas com o maior respeito e amor, por causa do trabalho que fazem. E vivam em paz uns com os outros. (1 Ts.512,13 NTLH)

Nós vivemos em uma época caótica de valores espirituais e morais. Infelizmente, a ideia que as pessoas têm de um líder é “aquele que vende esperança” para este mundo. Jesus não deu qualquer esperança a este mundo, mas disse que no final dos tempos, a humanidade iria de mal a pior! Tristemente, a Igreja se esquece do que Ele disse e sempre se acerca de líderes que lhe prometem realizar os seus sonhos pessoais sobre a Terra e se esquecem da eternidade.

& Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, (não suportarão a Palavra de Deus) mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão (empilharão, acumularão em pilhas) para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir (que tirem a coceira de seus ouvidos). (2 Tm.4:3 NTLH)

Todos nós precisamos seguir alguma liderança, seja na família, no trabalho e em muitas outras atividades. Porém, quando podemos saber que estamos seguindo uma boa liderança, isto é, aquela que realmente foi escolhida por Deus? Jesus é o “Líder Máximo da Igreja”, mas Ele deu a ela uma liderança, para a qual dons espirituais foram dados, a fim de que a Sua vontade seja aprendida e realizada sobre a Terra. (cf. Ef.4:11) Além do mais, Jesus deu aos membros da Igreja responsabilidades para com seus líderes. Essas responsabilidades são:

  • Respeitem aqueles que trabalham entre vocês;
  • Tratem essas pessoas com o maior respeito e amor;
  • Vivam em paz uns com os outros.

Diante dessas exigências bíblicas, é dever daquele que se prepara para a volta de Jesus, reconhecer a verdadeira liderança escolhida por Deus e o seu papel na igreja local, tê-la em grande estima, segui-la e ser obediente a ela (cf. Hb.13:17).

Por que você deve aceitar e não rejeitar a sua liderança espiritual?

Porque a boa liderança é uma dádiva de Deus para a Igreja. Por isso, os líderes de uma igreja local devem exercer o seu papel não como ditadores, mas como guias e exemplos a ser seguidos.

Por que você deve respeitar e amar a sua liderança espiritual?

Porque liderar não é tarefa fácil e liderar em nome do SENHOR é uma tarefa de grande responsabilidade. Sem o respeito e amor cristão, o relacionamento pode gerar conflitos. Alguns querem que o seu líder seja seu camarada ou colega, mas isso enfraquece a sua autoridade espiritual. Por outro lado, se o líder enfatiza apenas a sua autoridade espiritual, ele se tornará um ditador egoísta, procurando se acercar de pessoas escolhidas a dedo por ele, a fim de obter benefícios pessoais.

Por que você deve viver em paz uns com os outros?

Quando não existe respeito pela liderança instituída por Deus, haverá divisão, disputas e opiniões divergentes na Igreja. Esse tipo de coisa desagrada ao SENHOR, pois a Sua vontade é que vivamos sob os Seus termos ou acordo de paz e em harmonia mútua.

Então, tanto a paz e a harmonia entre os irmãos dependem do “trabalho da liderança”.

1. A liderança escolhida por Deus se preocupa em guiar e ensinar o Seu povo.

Quando a liderança se omite em guiar o povo de Deus a Ele através do ensino, a destruição da fé verdadeira será inevitável. O sinal dessa destruição é que as pessoas não buscam a Deus para conhecê-Lo melhor, ou seja, o Seu caráter, Seus planos e propósitos. Isso fica evidente nas palavras do profeta Oséias à liderança no seu tempo:

& "O meu povo não quer saber de mim e por isso está sendo destruído. E vocês, sacerdotes, também não querem saber de mim e esqueceram as minhas leis; portanto, eu não os aceito mais como meus sacerdotes, nem aceitarei os seus filhos como meus sacerdotes." (Os.4:6 NTLH)

Por que o povo não queria saber de Deus? Por que estava sendo destruído? Por causa da liderança! O que você entende pela frase “O meu povo não quer saber de mim? O sentido exato é a falta de desejo de conhecer cada vez mais a Pessoa de Deus. Isso se deu ao fato de a própria liderança não ter o desejo de conhecê-Lo.

2. Procure reconhecer as qualidades de uma liderança espiritual verdadeira.

& 1 Eu, que também sou presbítero, dou agora conselhos aos outros presbíteros que estão entre vocês. Sou uma testemunha dos sofrimentos de Cristo e vou tomar parte na glória que será revelada. 2 Aconselho que cuidem bem do rebanho (alimentem bem, dêem ao rebanho boa nutrição) que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade (não por obrigação própria, mas com coragem para servir a Deus), como Deus quer, e não de má vontade. Não façam o seu trabalho para ganhar dinheiro (para se enriquecer com lucros ilegítimos), mas com o verdadeiro desejo de servir. 3 Não procurem dominar (se assenhorear, se apoderar, subjugar), os que foram entregues aos cuidados de vocês, mas sejam um exemplo (sejam um modelo espiritual e moral) para o rebanho. 4 E, quando o Grande Pastor aparecer, vocês receberão a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho. (1 Pe.5:1-4 NTLH)

3. Cuidado com os líderes mentalmente cegos.

& 12 Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: — Sabe que os fariseus ficaram escandalizados com o que o senhor disse? 13 Jesus respondeu: — Toda planta que o meu Pai, que está no céu, não plantou será arrancada. 14 Não se preocupem com os fariseus (negligenciem, abandonem, desistam deles). São guias cegos (mentalmente cegos). E, quando um cego guia outro, os dois acabam caindo num buraco (fosso profundo). (Mt.15:12-14 NTLH)

Eu tenho problemas ao aceitar certas declarações como esta: “pregar é uma arte!” Muitos, ao pregarem, realmente, dão um “show,” e somente um “show”, não dependem de Deus e não O servem enquanto pregam. Gritam, berram, contorcem-se, mentem, vendem uma imagem pessoal, dizem o que Deus nunca disse, prometem o que Deus não promete e entre tantas outras coisas, “vendem” esperanças terrenas.

As pessoas que os seguem não conhecem nada sobre Deus, não O respeitam e não conhecem nada acerca da missão da Igreja sobre a Terra. Os líderes mentalmente cegos ensinam leis humanas e não divinas, e com isso, destroem a realidade espiritual e moral do povo de Deus, pela sedução da posição e da ganância financeira.

O período que antecede a volta de Jesus será marcado pelos ensinamentos errados, pelo esfriamento da fé verdadeira, a qual conduz os cristãos à obediência a Deus, pela maldade e incredulidade.

Portanto, cuidado com os líderes cegos, pois, à semelhança deles, você pode se tornar mentalmente cego ou ignorante de Deus.

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco