Prepare-se para a volta de Jesus! - Parte 23: Livres da ira Divina

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

1 Tessalonicenses 5:9-11

Texto Bíblico:

& 9 Porque Deus não nos escolheu para derramar a sua ira sobre nós, mas para nos salvar por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; 10 Ele morreu por nós, para que possamos viver com Ele para sempre, estejamos vivos ou mortos na hora da sua volta. 11 Portanto, animem-se uns aos outros e edifiquem-se uns aos outros, tal como já estão fazendo. (1 Ts.5:9-11 NTLH)

Aquele que se prepara para a volta de Jesus, sabe que não experimentará a ira do SENHOR e, além do mais, motivará a muitos para que abandonem a vida de apatia espiritual e da ignorância acerca dos planos divinos.

1. A Igreja não foi chamada para viver sob a ira de Deus. (v.9ª)

& 9 Porque Deus não nos escolheu (destinou, estabeleceu, decretou) para derramar a sua ira (indignação, rejeição, desprezo divino) sobre nós. (NTLH)

Nós precisamos entender as palavras de Paulo: ele não está dizendo que a vida cristã está livre de sofrimentos, pois o próprio SENHOR Jesus declarou o seguinte:

& "Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo. (Jo.16:33 NTLH)

O que Paulo está dizendo é que os que se prepararam para a volta de Jesus não passarão pela “Grande Tribulação”, a qual acontecerá sobre a Terra por um período de sete anos, ou seja, o “derramamento da ira de Deus”.

Deus não irá interferir nos acontecimentos nesse período, pois eles fazem parte dos Seus planos e, portanto, Ele parte dos Seus decretos. Isso significa que a “Grande Tribulação” terá que existir, e nada poderá retirá-la da história da humanidade.

2. A Igreja foi chamada por Deus para ser salva pelo SENHOR Jesus Cristo. (v.9b)

& 9 (...) mas para nos salvar (nos livrar completamente dos males desta vida) por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. (NTLH)

Por mais que estudemos os acontecimentos acerca desse período, nós não podemos sequer imaginar sobre da intensidade dos terríveis males que atingirão a Terra e a humanidade na “Grande Tribulação”!

A Igreja verdadeira estará salva nos “Céus”, tanto do poder como da presença do mal e de seus agentes – Satanás, demônios e seres humanos influenciados por eles.

Hoje em dia, a salvação nos liberta tanto da influência como dos poderes malignos e mundanos, mas não da presença de ambos. Ainda estamos convivendo com o mal que se alastra cada vez mais nesta época. Esse crescimento da maldade é um prenúncio do “grande mal” que atingirá, naquele período, a humanidade que rejeitou os planos divinos em Cristo Jesus.

No livro do Apocalipse de João, nós encontramos várias igrejas mencionadas. Vários estudiosos da Bíblia acreditam que o SENHOR tenha escolhido essas sete congregações para ilustrar a trajetória histórica e espiritual da Igreja sobre a Terra. Por exemplo:

  • Éfeso (cf. Ap.2:1-7), seria a igreja do período dos apóstolos.
  • Esmirna (cf. Ap.2:8-11), seria a igreja perseguida dos primeiros séculos.
  • Laodiceia (cf. Ap.3:14-22), representa a Igreja apóstata, ou seja, a que se afasta do SENHOR e que retrata o último período da Igreja sobre a Terra.

Esses intervalos de tempo significam que Filadélfia (cf. Ap.3:7-13) nos fala da igreja frágil, no entanto, fiel a Deus, em Cristo, no período anterior à volta de Jesus. Nota-se que ela era voltada ao evangelismo, à firmeza na fé, que aguentou o sofrimento com paciência pela obediência à Palavra de Deus. O que Jesus disse a ela?

& Vocês têm obedecido à minha ordem para agüentar o sofrimento com paciência, e por isso eu os protegerei no tempo da aflição que virá sobre o mundo inteiro para pôr à prova os povos da terra. (Ap.3:10 NTLH)

O estudo das profecias bíblicas deve fugir do campo acadêmico, para gerar fé e uma grande esperança aos que se preparam para a volta de Jesus!

3. Jesus morreu pela Igreja e o propósito do Seu sacrifício foi lhe oferecer a eternidade. (v.10)

& 10 Ele morreu por nós, para que possamos viver com Ele para sempre, estejamos vivos (vigiando com cautela ou estrita atenção) ou mortos na hora da sua volta. (NTLH)

A morte de Jesus na cruz teve um custo muito alto! Jesus derramou o Seu sangue, a fim de sermos comprados de Satanás, o príncipe deste mundo, que mantém os homens na ignorância acerca dos planos de Deus.

Através da nossa fé na morte e ressurreição de Jesus, nós temos a vida verdadeira por meio Dele. (cf. 1 Jo.4:9) Através da vida que Jesus nos deu, nós estamos aprendendo a viver para Ele e não para nós mesmos. (2 Co.5:15) Segundo o verso 10 do nosso texto base, nós viveremos com Ele na eternidade. (cf. 1 Ts.5:10)

Então, não desprezemos a vida que Jesus nos dá. Que nós cresçamos a cada dia na experiência dessa vida, pois é através dela que vivemos com Cristo. Então, se de fato, não desprezarmos a vida que Jesus nos deu e perseverarmos através dela, viveremos com Ele na eternidade, pois este é o propósito da nossa salvação, e não uma vida sossegada e sem problemas nesta Terra!

4. Continue animando e edificando uns aos outros. (v.11)

& 11 Portanto, animem-se (encorajem com instrução) uns aos outros e edifiquem-se (construa um crescimento cristão com dedicação e fervor) uns aos outros, tal como já estão fazendo. (NTLH)

O propósito de Paulo no verso 11 é que alertemos os que andam descuidados ou na ignorância desse grande acontecimento escatológico, o ápice da salvação cristã!

A minha esperança é que desprezemos as experiências pecaminosas deste mundo, pois a nós está disponível, neste momento, tão grande salvação eterna em Cristo. Porém, aquele que não dá ouvidos à Palavra de Deus, infelizmente, terá um encontro marcado com o julgamento divino.

Há quem pense que esse dia ainda esteja longe, mas a morte pode chegar a qualquer momento a cada um de nós, muito antes do que esperamos, e não haverá uma segunda chance. Que nós nunca nos esqueçamos do que está escrito nas Sagradas Escrituras:

& Cada pessoa tem de morrer uma vez só e depois ser julgada por Deus. (Hb.9:27 NTLH)

Então, agora é o momento de se encontrar com o SENHOR dos “Céus” e da Terra (cf. Mt. 28:18) e de pedir a Sua ajuda, a fim de sermos perseverantes na fé. Paulo diz:

& Como dizem as Escrituras Sagradas: “Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos.” (Rm.10:13 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail