Prepare-se para a volta de Jesus! - Parte 22: Lute contra a apatia espiritual

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

1 Tessalonicenses 5:5-8

Texto Bíblico:

& 5 Todos vocês são da luz e do dia. Nós não somos da noite nem da escuridão. 6 Por isso não vamos ficar dormindo, como os outros, mas vamos estar acordados e em nosso perfeito juízo. 7 Os que dormem, dormem de noite, e os que bebem é de noite que ficam bêbados. 8 Mas nós, que somos do dia, devemos estar em nosso perfeito juízo. Nós devemos usar a fé e o amor como couraça e a nossa esperança de salvação como capacete. (1 Ts.5:5-8 NTLH)

Aquele que se prepara para a volta de Jesus, sabe que ela se dará de modo repentino, e por isso, muitos serão apanhados de surpresa. Por essa razão, nós devemos estar preparados e firmes na fé, a fim de sermos conduzidos à eternidade, caso estejamos vivos sobre a Terra naquele dia. Será um dia em que toda a ignorância espiritual será exposta.

Vamos ler 1 Tessalonicenses 5:2:

& Pois vocês sabem muito bem que o Dia do Senhor virá como um ladrão, na calada da noite. (1 Ts.5:2 NTLH)

Paulo faz uma comparação da volta de Jesus com o ataque de um ladrão. Ele diz que ela acontecerá “na calada da noite”, ou seja, em momento de calmaria e silêncio, de uma tranquilidade que precede a uma tempestade, e nós sabemos que assim será.

Os ladrões, com medo de serem pegos e punidos, pelo menos em tempos não muito distantes, costumavam atacar suas vítimas geralmente “à noite”, quando estas não estavam preparadas, prontas ou prevenidas às suas ações.

Observe o tempo em que estamos vivendo e perceba o quanto a humanidade está mergulhando na “escuridão ou nas trevas”, ou seja, na rejeição e na ignorância de Deus e Seus desígnios ou decretos.

Paulo não está dizendo que a volta de Jesus se dará “no período noturno”, mas em um momento de “apatia ou desleixo espiritual”. Em muitos lugares ou reuniões, o povo de Deus não está mais buscando a face do SENHOR, mas um lugar ou reunião que o entretenha! O que importa é se sentir bem e se emocionar com canções que afetam o psicológico, ou seja, o comportamento emocional e interesses pessoais.

Dia a dia, nós estamos nos afastando da essência do comprometimento de “cultuar ou venerar” a Deus, para desfrutarmos de um “show” cheio de emoções, onde é quase proibido “o pensar ou o refletir” na essência das coisas sagradas.

Dizemos que nos reunimos em nome de Deus, mas o que importa é a nossa alegria pessoal e, enquanto isso, Jesus está do lado de fora de nossas reuniões. Por falar nisso, por que não lemos o que João falou sobre a igreja dos últimos dias?

& Escutem! (Vejam! Reparem! Olhem!) Eu estou (permaneço sem desistir, bem próximo) à porta e bato (insistindo e batendo para ser atendido ou notado). Se alguém ouvir (compreender, considerar, discernir) a minha voz (linguagem) e abrir a porta, eu entrarei na sua casa (nele próprio), e nós jantaremos juntos (comeremos o mesmo alimento em comunhão). (Ap.3:20 NTLH)

A Igreja nos últimos dias falará de Jesus e se reunirá em Seu nome, mas não perceberá onde Ele está – dentro ou fora! Jesus formou a Igreja, jamais desistirá dela e insistirá estar dentro dela. Porém, muitos estarão longe de compreender ou discernir os Seus ensinamentos e exigências. Todavia, “aquele” que reconhece o que Ele disse e diz, abrirá a sua vida para recebê-Lo e para comerem o mesmo alimento, ou seja, o pão vivo que desceu do “Céu”. (cf. Jo.6:51)

Então, segundo o que lemos, o avivamento espiritual é individual e não coletivo. Muitos pensam que o fato de haver muita alegria em uma reunião é sinal de avivamento. Isso não é verdade, pois a pessoa avivada demonstra interesse em sair da escuridão, ou seja, da ignorância das coisas divinas.

1. Quem é de Deus pertence e é dominado pela luz e não pela escuridão. (v.5)

& 5 Todos vocês são da luz e do dia. Nós não somos da noite nem da escuridão. (NTLH)

O cristão verdadeiro crê que Jesus “é a luz do mundo”! (cf. Jo.8:12) Portanto, ele procura andar em harmonia com os Seus ensinamentos, a fim de não tropeçar na ignorância das coisas sagradas; ele sabe que sobre ele virá a luz da vida, isto é, todo o conhecimento do “Alto” que lhe dá a vida abundante em Deus.

O cristão verdadeiro, por meio de Cristo, pertence a Deus e não à escuridão. Atentemos às palavras do apóstolo Paulo:

& 8 "Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz," 9 pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade. 10 Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor. 11 Não participem (não sejam cúmplices, parceiros) das coisas sem valor (infrutíferas) que os outros fazem, coisas que pertencem à escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas para a luz (reprove-as diante da Verdade divina). (Ef.5:8-11 NTLH)

2. Lute para não ser indiferente ou preguiçoso em relação à salvação eterna. (v.6)

& 6 Por isso não vamos ficar dormindo, como os outros, mas vamos estar acordados e em nosso perfeito juízo. (NTLH)

Há quem diga que a miséria de alma é o resultado da preguiça ou da indolência. O preguiçoso não se preocupa em discernir o tempo em que está vivendo e, por isso, vive somente para os seus interesses pessoais e carnais. Ele não se preocupa com a salvação e nem como pode agradar a Deus, por meio de Cristo Jesus.

Paulo, após advertir sobre algumas atitudes reprovadas por Deus, nos diz o seguinte:

& 13 Vivamos decentemente (apropriadamente), como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes. 14 Mas tenham as qualidades (entrar na roupagem) que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos (não modelem suas vidas pelos anseios) da natureza humana de vocês. (Rm.13:13,14 NTLH)

Diante do que lemos:

  • Viva de modo a ser frutífero para o SENHOR.
  • Não destrua a imagem de Deus, a qual lhe foi dada em Cristo, para que, por meio Dele, seja uma nova criatura.
  • Não volte às velhas práticas, nem por questões sociais ou pessoais.
  • Lute contra os desejos das suas paixões, a fim de não deteriorar a imagem divina, a qual foi reconstruída na sua vida pelo sacrifício e a sua fé em Cristo Jesus.

3. Cuidado com o desleixo espiritual e moral, a fim de não perder a eternidade pela falta de juízo. (vs.7,8)

& 7 Os que dormem, dormem de noite, e os que bebem é de noite que ficam bêbados. 8 Mas nós, que somos do dia, devemos estar em nosso perfeito juízo. Nós devemos usar (nos vestir com) a fé (fidelidade, lealdade) e o amor (boa vontade, benevolência) como couraça e a nossa esperança (expectativa) de salvação como capacete. (NTLH)

Os desleixados perdem o juízo na ignorância que demonstram sobre Deus. Porém, os que são de Cristo, se mantêm em perfeito juízo e sóbrios, e não são exibidos, pois, eles têm prazer em Deus e se revestem com fidelidade, bondade (graça) e não permitem que a expectativa da vida eterna fuja de seus pensamentos e ações.

Assim é aquele que se prepara para a volta de Jesus: anda em fidelidade a Deus, se reveste com a graça divina, para que, por meio dela, abençoe a muitos, e de modo algum, deixa de pensar e desejar o “Lar Celestial” preparado por Deus, para todos aqueles que entregaram suas vidas aos cuidados de Jesus Cristo, o SENHOR!

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco