Prepare-se para a volta de Jesus! - Parte 21: A volta de Jesus será repentina

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

 

1 Tessalonicenses 5:1-4

Texto Bíblico:

& 1 Irmãos, vocês não precisam que eu lhes escreva a respeito de quando e como essas coisas vão acontecer. 2 Pois vocês sabem muito bem que o Dia do Senhor virá como um ladrão, na calada da noite. 3 Quando as pessoas começarem a dizer: “Tudo está calmo e seguro”, então é que, de repente, a destruição cairá sobre elas. As pessoas não poderão escapar, pois será como uma mulher que está sentindo as dores de parto. 4 Mas vocês, irmãos, não estão na escuridão, e o Dia do Senhor não deverá pegá-los como um ladrão, que ataca de surpresa. (1 Ts.5:1-4 NTLH)

Recordamos na última meditação que os mortos ressuscitarão primeiro e, logo a seguir, os que estiverem vivos. A volta de Jesus para buscar a Igreja verdadeira não tem dia nem hora marcada no nosso calendário, mas somente o Pai é quem sabe o tal momento. Jesus, ao falar sobre esse dia, expressou que vários sinais o precederão, porém, Ele se recusou dizer sobre a data e a hora do mesmo.

& Jesus continuou, dizendo: — Mas ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai. (Mt.24:36 NTLH)

O cristão verdadeiro entende que a sua história está na história de Deus. Portanto, o verdadeiro cristão deve estar a par do que acontecerá, pois o caráter repentino dos acontecimentos que virão revelará aos desobedientes a sua ignorância da Verdade divina.

Entretanto, vários líderes cristãos se aventuraram a estabelecer datas para o grande dia do arrebatamento da Igreja, sendo que a ninguém o Pai revelou. Sabemos que será um dia terrível para aqueles que não levaram o seu compromisso com Jesus a sério! Ele virá sem aviso, repentinamente, como um ladrão à noite.

1. Esse dia é comparado por Paulo como um assalto, efetuado por um ladrão. (vs.1,2)

& 1 Irmãos, vocês não precisam que eu lhes escreva a respeito de quando e como essas coisas vão acontecer. 2 Pois vocês sabem muito bem que o Dia do Senhor virá como um ladrão, na calada da noite. (NTLH)

O apóstolo Paulo fala sobre o “Dia do SENHOR”, o qual se refere ao momento da “segunda fase” da segunda vinda de Jesus. Depois que a Igreja for arrebatada, virão sete anos de tribulação sobre a Terra, e no final desse período, Jesus voltará novamente, mas, especificamente, para o povo de Israel, e tocará o solo no Monte das Oliveiras. Paulo ensina mais sobre esse acontecimento em sua segunda carta aos Tessalonicenses, porém, o modo como Cristo virá para buscar a Sua Igreja é semelhante ao momento em que Ele aparecerá os israelitas cristãos.

Jesus, sobre a Sua vinda, e fazendo uma analogia a um ladrão repentino, disse o seguinte:

& Lembrem disto: se o dono da casa soubesse quando ia chegar o ladrão, ficaria vigiando e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. (Mt.24:43 NTLH)

Além do mais, Jesus ensinou que devemos ficar em alerta sobre “aquele dia”, pois ele será uma armadilha ou laço sobre muitos!

& 34 E Jesus terminou, dizendo: — Fiquem alertas (não sejam descuidados, fiquem atentos, mantenham na mente e vigiem por si mesmos)! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa, 35 como se fosse uma armadilha (um laço). Pois ele cairá (como um laço) sobre todos no mundo inteiro. 36 Portanto, fiquem vigiando (estejam acordados, atentos e prontos) e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé (mantendo-se íntegros, com uma mente firme) na presença do Filho do Homem, quando ele vier. (Lc.21:34-36 NTLH)

A sabedoria divina nos ensina o seguinte:

& 5 A honestidade (a honestidade, integridade) torna mais fácil (divinamente aprovada) a vida dos bons, porém os maus (ímpios, perversos, divinamente culpados) causarão a sua própria desgraça (lançarão a si mesmos para fora da graça divina). 6 A honestidade (integridade, honestidade) livra (resgata, liberta, recupera) o homem correto, mas o desonesto (infiel, desleal a Deus) é apanhado na armadilha da sua própria ganância (maus desejos, tendências carnais ou para o que é mal). (Pv.11:5,6 NTLH)

# A data do dia da vinda de Jesus não deve preocupá-lo, porém, preocupe-se em se manter íntegro para não ser pego de surpresa!

2. Uma falsa calmaria e segurança precederão a volta de Jesus. (v.3)

& 3 Quando as pessoas começarem a dizer (aconselhar, afirmar, ensinar): “Tudo está calmo (tranquilo, em paz) e seguro (estável, sem perigos)”, então é que, de repente (inesperadamente, de súbito), a destruição (a ruína, a morte ou a rejeição divina) cairá sobre elas. As pessoas não poderão escapar (não encontrarão abrigo), pois será como uma mulher que está sentindo as dores de parto (angústia intolerável, insuportável). (NTLH)

A mensagem que o “mundo” (sistema de vida contrário aos princípios de Deus) procura é “uma mensagem” de esperança na Terra, porém, fecha os seus ouvidos à “Mensagem de Deus”! O povo do tempo de Noé também não quis ouvir as advertências divinas. Foram 120 anos em que a paciência de Deus se manifestou à humanidade, dando-lhe a oportunidade de se arrepender dos seus erros e pecados, mas as pessoas preferiram permanecer na desobediência. (cf. 1 Pe.3:20)

Ló avisou os noivos de suas filhas que Deus destruiria a cidade, mas a resposta à sua mensagem foi a zombaria. (cf. Gn.19:12-14)

# Viva a vida com temor, integridade, e não rejeite a mensagem de Deus!

3. Os que têm prazer em Deus esperam por Jesus e não vivem na escuridão. (v.4)

& 4 Mas vocês, irmãos, não estão na escuridão (na ignorância a respeito das coisas e propósitos divinos), e o Dia do Senhor não deverá pegá-los como um ladrão, que ataca de surpresa. (NTLH)

Jesus é a “Luz” do mundo e todo aquele que anda Nele e em comunhão com Ele, não andará ou não tropeçará na ignorância acerca dos planos de Deus. (cf. Jo.8:12)

Muitos séculos se passaram desde que Jesus fez a promessa da Sua volta. Muitos zombam dessa verdade e dizem se tratar de uma grande mentira. (cf. 2 Pe.3:3,4) Ignorantes dos planos de Deus, muitos continuam andando segundo as suas próprias paixões e ganância. Porém, nós continuamos esperando pelo SENHOR, pois o calendário divino não segue o nosso.

& Meus queridos amigos, não esqueçam isto: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. (2 Pe.3:8 NTLH)

# Tenha prazer em Deus e esteja ansioso pela volta de Jesus, pois ela está marcada no calendário divino!

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail