Prepare-se para a volta de Jesus! - Parte 20: Vivamos para Cristo e ressuscitaremos para Ele!

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

1 Tessalonicenses 4:14-18

Texto Bíblico:

& 14 "Nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou; e assim cremos também que, depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e, junto com ele, levará os que morreram crendo nele." 15 De acordo com o ensinamento do Senhor, afirmamos a vocês o seguinte: nós, os que estivermos vivos no dia da vinda do Senhor, não iremos antes daqueles que já morreram. 16 Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor. 18 Portanto, animem uns aos outros com essas palavras. (1 Ts.4:14-18 NTLH)

Na meditação anterior, nós vimos que o apóstolo Paulo ensinou que aqueles que já haviam falecido, crendo em Jesus, seriam conduzidos em Sua companhia à presença de Deus na eternidade. (cf. 1 Ts.4:14)

& 14 "Nós cremos (apesar de muitos não crerem, enquanto muitos não esperam pela Sua vinda com diligência) que Jesus morreu e ressuscitou; e assim cremos também que, depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e, junto com ele, levará os que morreram crendo nele." (NTLH)

1. Jesus voltará “para a Sua Igreja”, e esse evento terá a seguinte ordem, segundo os versos 15-17:

& 15 De acordo com o ensinamento do Senhor, afirmamos a vocês o seguinte: nós, os que estivermos vivos no dia da vinda do Senhor, não iremos antes daqueles que já morreram. 16 Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor. (NTLH)

  • Os que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. (v.16)
  • Os que creem em Cristo, mas que ainda estiverem vivos no momento da Sua vinda, não precederão os que já morreram crendo Nele. (vs.15,17)
  • O encontro acontecerá nos ares e, desse modo, sabemos que Jesus não tocará o solo. (v.17)

A volta de Jesus compreenderá duas fases:

  • Primeiro, Ele voltará para buscar a Sua Igreja.
  • Na segunda fase, Ele voltará para buscar os que creram Nele no final da Grande Tribulação.

Na primeira fase, ou seja, no arrebatamento da Igreja, Jesus não tocará o solo, e os verdadeiros cristãos terão o privilégio de ascender aos Céus como Ele ascendeu diante de muitas testemunhas, na aldeia de Betânia, a qual ficava no Monte das Oliveiras. (cf. Lc.25:50,51; At.1:6-11; Mc.16:19) A população mundial não o verá, pois será um grande evento somente para a Sua Igreja.

Na segunda fase, Jesus tocará o solo, e o Monte das Oliveiras se fenderá, pois Ele voltará para os israelitas que crerem Nele no fim do período da Grande Tribulação.! (cf. Zc.14:4) Todos O verão nesse dia e conhecerão a força do Seu poder!

2. Não se canse de lembrar os seus irmãos em Cristo sobre a volta de Jesus “para a Sua Igreja”.

& 18 Portanto, animem uns aos outros (instruam, aconselhem, encorajem) com essas palavras (com os ditos ou decretos de Deus). (NTLH)

De acordo com o texto do livro de Atos 1:6-11, observemos o que Deus espera da Sua Igreja antes da volta de Jesus:

  • O Reino de Deus não será mais de Israel, mas de Deus, do SENHOR Jesus, pois Ele reinará mil anos sobre a Terra e o seu reinado não terá fim! (cf. At.1:6; veja também: Lc.1:33; Ap.11:15)
  • Ninguém pode determinar a data e a hora da volta de Jesus, pois ela está guardada no coração do nosso Pai Eterno. (cf. At.1:7)
  • Cabe aos cristãos o compromisso de serem testemunhas de Jesus e do Seu Evangelho, por meio da ação do Espírito Santo. (cf. At.1:8)
  • Cabe à Igreja, em vez de suspirar por uma vida sem sofrimentos no Céu e na Terra, firmar-se pela fé no seu compromisso com Cristo, levando as pessoas à Verdade. (cf. At.1:9-11; veja também: 2 Co.5:6-11)

Devemos encorajar os cristãos a se comprometerem com o Evangelho de Cristo, a fim de cumprirem a sua missão neste mundo, ou seja:

  • Evangelizando os que estão longe de Deus, ou em desarmonia com Ele e com Seu Evangelho;
  • Ensinando os que estão vivendo pela fé no SENHOR, a fim de perseverarem com firmeza até o fim;
  • Fortalecendo a Igreja de modo espiritual, moral, e sem permitir que lhe falte recursos financeiros.

3. O ensino sobre a ressurreição dos cristãos verdadeiros foi e ainda é motivo de zombaria!

Paulo, ao pregar sobre a ressurreição, foi zombado pelos gregos, como vemos em Atos 17:32:

& Quando ouviram Paulo falar a respeito de ressurreição, alguns zombaram (ridicularizaram, caçoaram) dele, mas outros disseram: — Em outra ocasião queremos ouvir você falar sobre este assunto. (At.17:32 NTLH)

Será que eles teriam uma nova oportunidade para ouvir sobre o Evangelho de Jesus? Não é assim que muitos se dispõem diante da mensagem de Deus hoje em dia? Eles dizem: "Noutra oportunidade ouviremos com mais atenção!" Pode ser que nunca mais a Mensagem divina entre em seus corações, ainda que a ouçam novamente, pois só Deus sabe sobre essas coisas!

O que eu sei é que devemos tomar cuidado para não zombarmos de Deus, segundo o que a Escritura Sagrada diz:

& Não se enganem (não induzam a si mesmos ao erro): ninguém zomba (caçoa, escarnece) de Deus. O que uma pessoa plantar (espalhar, disseminar), é isso mesmo que colherá. (Gl.6:7 NTLH)

A volta de Jesus e o arrebatamento da Igreja podem acontecer a qualquer momento e muito antes do que se espera! Não é preciso viver despreparado para esse grande evento, pois todas as riquezas tão procuradas deste mundo não se comparam com as que estão reservadas nos Céus dos céus, aos que amam verdadeiramente a Deus e ao Seu Filho Jesus.

Anime-se, pois o fato de que nos encontraremos com pessoas queridas e de que viveremos eternamente com Jesus nas delícias da Eternidade é motivo de grande ânimo!

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail