Prepare-se para a volta de Jesus! - Parte 13: Fuja da imoralidade (1)

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

1 Tessalonicenses 4:4-8

Texto Bíblico:

& 4 Que cada um saiba viver com a sua esposa de um modo que agrade a Deus, com todo o respeito 5 e não com paixões sexuais baixas, como fazem os incrédulos, que não conhecem a Deus. 6 Nesse assunto, que ninguém prejudique o seu irmão, nem desrespeite os seus direitos! Pois, como nós já lhes dissemos e avisamos, o Senhor castigará duramente os que fazem essas coisas. 7 Deus não nos chamou para vivermos na imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele. 8 Portanto, quem rejeita esse ensinamento não está rejeitando um ser humano, mas a Deus, que dá a vocês o seu Espírito Santo. (1 Ts.4:1-3 NTLH)

Nós não entenderemos esse texto se não recuarmos no tempo, aos costumes sexuais do mundo greco-romano. Nesse período os homens perderam totalmente a vergonha e não se intimidavam ao expor uma conduta moral reprovada por Deus.

O nosso texto base deve abrir os nossos olhos às artimanhas satânicas, as quais procuram trazer aos nossos dias os mesmos hábitos nocivos que destruíram a sociedade do mundo greco-romano. Satanás tem seus agentes humanos em nosso meio, cuja finalidade é destruir os bons costumes e a vida com padrões morais sadios estabelecidos por Deus.

Tanto no passado como no presente, Deus chama o ser humano a se arrepender das suas más atitudes, ou seja, que se alinhe com Ele. Por outro lado, tanto no passado como no presente, Satanás propõe o inverso: satisfaça os seus desejos carnais e não se preocupe com Deus. Sempre foi assim e assim sempre será!

O livro de Eclesiastes diz:

& 9 O que aconteceu antes vai acontecer outra vez. O que foi feito antes será feito novamente. Não há nada de novo neste mundo. 10 Será que existe alguma coisa de que a gente possa dizer: “Veja! Isto nunca aconteceu no mundo”? Não! Tudo já aconteceu antes, bem antes de nós nascermos. 11 "Ninguém lembra do que aconteceu no passado; quem vier depois das coisas que vão acontecer no futuro também não vai lembrar delas." (Ec.1:9-11 NTLH)

Todo aquele que se prepara para a volta de Jesus deve olhar para o passado, aprender com ele e ser dedicado a Deus no presente, a fim de desfrutar da vida eterna, uma vida cheia de delícias oferecida por Deus.

  1. 1.Saiba que a história sempre se repete. A imoralidade greco-romana está bem presente nos nossos dias!

Era comum aos homens possuírem amantes. Segundo os estudiosos e historiadores, eu darei alguns exemplos: Alexandre Magno ou “o Grande” possuía uma amante chamada Taís. Aristóteles (foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande) tinha Herpília, Platão (filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas) possuía Arquenessa e Péricles (um influente estadista, orador e general da Grécia Antiga) tinha como amante Aspásia.

É bem possível que você já tenha ouvido falar de Messalina, esposa do Imperador Romano Cláudio. Ela tinha o hábito de deixar o palácio a noite para se divertir sexualmente em um prostíbulo.

Drusila, a irmã de Calígula, vivia incestuosamente com ele. A homossexualidade no Império Romano era uma prática escandalosa, porém, muito comum. Vários historiadores afirmam que dos quinze imperadores romanos, somente Cláudio não praticou a homossexualidade.

O apóstolo Paulo condena todas essas práticas imorais ao escrever esta carta aos cristãos da cidade Tessalônica. Muitos de vocês conhecem o texto de Romanos 1:18-28, onde ele relata a imoralidade existentes em seus dias no Império Romano.

Não faz muito tempo, eu ensinei a vocês sobre os mestres gnósticos. Eles ensinavam que a matéria é má, mas o espírito sempre é bom. Então, não importava o que as pessoas fizessem com seus corpos, pois o espírito seria salvo de qualquer maneira. A sua doutrina era uma apologia à imoralidade!

No mundo greco-romano havia muitos templos pagãos e neles haviam muitas sacerdotisas consideradas como “mulheres sagradas”, as quais eram prostitutas a serviço dos seus deuses ou deusas. Um exemplo desses tempos era o de Afrodite, na cidade de Corinto, no qual havia "milhares" de mulheres (prostitutas) sagradas!

Os membros da Igreja saíram do meio dessa cultura ou sociedade e o apóstolo Paulo procura orientá-los nos princípios de Deus.

Muitos estão tentando implantar em nossos dias esses costumes bárbaros do passado! Você deve saber que a indústria pornográfica é uma das mais rentáveis em todo o mundo, perdendo somente para o tráfico de drogas. Será que estamos numa condição melhor que a de Sodoma e Gomorra?

Nós temos ouvido e visto que em muitas escolas brasileiras, as crianças têm sido ensinadas sobre a questão da ideologia de gêneros, para que ela mesma escolha a maneira a qual melhor lhe representa e, isso tudo, motivado por líderes governamentais! Que triste realidade!

  1. 2.Seja dedicado a Deus, pois foi para esse propósito que Ele o chamou. (v.7)

& 7 Deus não nos chamou para vivermos na imoralidade, mas para sermos completamente dedicados [santificados] a ele. (NTLH)

Como nós, cristãos, nos sentimos? Vamos ler o que Davi, o homem segundo o coração de Deus disse no Salmo 11:

& 1 Com Deus, o SENHOR, estou seguro. Não adianta me dizerem: “Fuja como um pássaro para as montanhas 2 porque os maus já armaram os seus arcos e de tocaia apontam as flechas para atirar nas pessoas direitas. 3 O que pode fazer a pessoa honesta quando as leis e os bons costumes são desprezados?” (Sl.11:1-3 NTLH)

Então, Davi conclui dizendo o seguinte:

& 4 "O SENHOR Deus está no seu santo Templo; o seu trono está no céu. Ele vê todas as pessoas e sabe o que elas fazem." 5 "O SENHOR examina [põe à prova, testa] os que lhe obedecem e também aqueles que são maus; com todo o coração ele detesta [odeia, rejeita, abomina] os que gostam de praticar violências [vive na prática da injustiça, da crueldade, que provoca danos às pessoas]." 6 "Deus faz cair enxofre e brasas sobre os maus; ele os castiga com ventos que queimam como o fogo." 7 "O SENHOR faz o que é certo e ama a honestidade; as pessoas que são obedientes a ele viverão na sua presença." (Sl.11:4-7 NTLH)

Repare que no verso 5 está escrito que Deus examina o coração (a essência, o caráter e a motivação) de cada homem, tanto os que O obedecem como os que são maus. Então, o Espírito Santo nos leva a uma grande verdade: DEUS ODEIA AQUELE QUE PRATICA A VIOLÊNCIA!

A palavra “violência” tem o sentido de provocar danos espirituais, morais e físicos a outras pessoas. Essas pessoas são consideradas por Deus como cruéis e abomináveis e, por isso, serão rejeitadas por Ele!

Assim como no mundo greco-romano a sociedade se perdeu na sua imoralidade, nos nossos dias a filosofia do "hedonismo" cresce a cada momento no coração das pessoas especialmente dos jovens.

O "Hedonismo" é uma doutrina que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana. Ela surgiu na Grécia, e seu mais célebre representante foi Aristipo de Cirene, filósofo grego e o primeiro dos discípulos de Sócrates.

Jesus veio a este mundo, o qual estava totalmente mergulhado na ignorância espiritual e moral. Vamos ler as palavras de Jesus em João 3:16-20:

& 16 Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. 17 Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo. 18 "— Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus." 19 E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau. 20 Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem. 21 Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus. (Jo.3:16-20 NTLH)

Jesus voltará e todo cristão verdadeiro crê nessa verdade! No entanto, antes da Sua volta para buscar a Sua verdadeira Igreja, a incredulidade aumentará tremendamente e até mesmo dentro das igrejas! A prática da imoralidade em todos os seus níveis estará esparramada e se enraizará em todos os setores da sociedade e até entre muitos que se dizem cristãos.

A minha esperança é que aprendamos que existe somente uma maneira para nos voltarmos para Deus: o arrependimento. Deus propõe a cada um de nós que fujamos da imoralidade e nos alinhemos com Ele, a fim de estarmos prontos para a volta de Jesus e desfrutarmos da vida eterna.

A minha esperança é que aquele que está praticando o que não é aprovado por Deus, que pare imediatamente com essas ações e aceite a proposta divina de salvação do poder tanto do pecado, dos poderes demoníacos e das filosofias mundanas, as quais disseminam o pecado.

Continuaremos na próxima semana, se Deus permitir!

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail