Prepare-se para a volta de Jesus! - Parte 10: Vivendo para agradar a Deus (1)

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

1 Tessalonicenses 4:1

Texto Bíblico:

& "Finalmente, irmãos, vocês aprenderam de nós como devem viver para agradar a Deus; e é assim mesmo que vocês têm vivido. E agora pedimos e aconselhamos, em nome do Senhor Jesus, que façam ainda mais." (1 Ts.4:1 NTLH)

O Cristianismo não deve ser uma religião de fim de semana, mas "o estilo de vida" que agrada a Deus. Repare com muita atenção as palavras do apóstolo Paulo: “vocês aprenderam de nós como devem viver para agradar a Deus.

Todo aquele que se prepara para a volta de Jesus, procura agradar a Deus com a sua conduta nesta vida. Neste capítulo, o apóstolo Paulo ensina três maneiras de como podemos viver uma vida que dá prazer a Deus. No entanto, eu pretendo fazer uma introdução sobre o estilo de vida que alegra o nosso SENHOR.

Quando lemos a Bíblia com o coração aberto, logo percebemos como o objetivo do verdadeiro apostolado difere dos que atualmente se denominam como apóstolos. Tanto a vida como os ensinamentos dos antigos apóstolos davam aos primeiros cristãos um exemplo de uma caminhada aceitável aos olhos divinos. Entretanto, o exemplo dos "atuais apóstolos" é deplorável, pois eles só falam sobre prosperidade, bênçãos em profusão, e pouco se importam com a condição espiritual e moral na vida daqueles que os ouvem.

A pregação apostólica ensinava às pessoas a terem ânimo – bom ânimo ou coragem – para permanecerem sob as instruções, verdades e princípios divinos. Hoje em dia, o que nós ouvimos são expressões que procuram forçar as pessoas a terem uma mente positiva diante da vida.

A Bíblia não ensina isso! O que nós aprendemos pela Palavra de Deus é que precisamos pensar como Deus pensa, e assim, seremos perdoados e andaremos de acordo com os Seus propósitos.

& 6 "Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao SENHOR enquanto ele está perto." 7 Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! Voltem para o SENHOR, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente. 8 O SENHOR Deus diz: “Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês. 9 Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus. (Is.55:6-9 NTLH)

Portanto, como deve andar aquele que espera pela volta de Jesus?

1. Viva de uma maneira que se ajuste ao chamado de Deus.

& Por isso eu, que estou preso porque sirvo o Senhor Jesus Cristo, peço a vocês que vivam de uma maneira que esteja de acordo com o que Deus quis quando chamou vocês. 17 Portanto, em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os pagãos, pois os pensamentos deles não têm valor, 18 e a mente deles está na escuridão. Eles não têm parte na vida que Deus dá porque são completamente ignorantes e teimosos. (Ef.4:1,17,18 NTLH)

2. Procure progredir no conhecimento e na vida cristã.

& "Assim, vamos em frente a fim de chegarmos ao ensinamento de adultos, deixando para trás as primeiras lições da mensagem de Cristo. Nós não vamos colocar de novo as bases dessa mensagem, isto é, a necessidade de abandonar uma vida inútil e de crer em Deus. (Hb.6:1 NTLH)

3. Confie na força e na ajuda que Deus dá.

& "Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão." (Is.41:10 NTLH)

4. Satanás é ardiloso e enganador; então, esteja certo de estar andando na “Luz”, que é Jesus Cristo.

& 5 A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele nenhuma escuridão. 6 Portanto, se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações. 7 Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado. (1 Jo.1:5-7 NTLH)

Todo aquele que ama a Deus de todo o coração espera, após o final da sua jornada nesta vida, entrar na presença do SENHOR na eternidade, a exemplo de Enoque.

& 23 Enoque viveu trezentos e sessenta e cinco anos. 24 Ele viveu [liderou a si mesmo a andar] sempre em comunhão com Deus e um dia desapareceu [foi arrebatado], pois Deus o levou. (Gn.5:23,24 NTLH)

Em 1 Tessalonicenses 4, o apóstolo Paulo, especificamente, nos apresenta três maneiras de como o cristão deve andar, a fim de dar prazer a Deus. Com a permissão de Deus, nós meditaremos sobre isso nas próximas semanas.

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail