Prepare-se para a volta de Jesus! - Parte 9: Anime e fortaleça os seus irmãos na fé (2)

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

1 Tessalonicenses 3:1-5

Texto Bíblico:

& 1 Então não pudemos agüentar mais sem ter notícias de vocês. Por isso Silas e eu resolvemos ficar sozinhos em Atenas 2 e enviar a vocês o nosso irmão Timóteo. Ele tem trabalhado conosco no serviço de Deus, anunciando o evangelho de Cristo. Nós o enviamos para animar e ajudar vocês na fé, 3 a fim de que ninguém fique desanimado por causa das perseguições. Vocês mesmossabem muito bem que elas fazem parte daquilo que Deus quer para nós. 4 "Pois, quando estávamos com vocês, nós os avisamos que íamos ser perseguidos; e, como vocês sabem, isso aconteceu mesmo." 5 Por isso não pude agüentar mais sem ter notícias de vocês e enviei Timóteo para saber como vai a fé que vocês têm. É que eu tinha medo de que o Diabo os tivesse tentado de tal modo, que todo o nosso trabalho tivesse ficado inútil. (1 Ts.3:1-5 NTLH)

Uma das coisas mais difíceis na vida cristã é aprender a permanecer firme em meio às tribulações que a vida impõe. Até agora, Paulo explicou a maneira como aquela igreja cresceu e como ela foi alimentada de modo correto. No entanto, toda igreja precisa amadurecer na fé, a fim de se manter nos propósitos de Deus.

O nosso texto bíblico diz que Paulo enviou Timóteo à Tessalônica, a fim de ajudar os tessalonicenses a enfrentarem as tribulações que estavam ocorrendo. Que nós nos preparemos para a volta de Jesus, seguindo os exemplos de Paulo e Timóteo.

1. Procure olhar para a Igreja com os olhos de Deus e não seja indiferente aos seus irmãos. (v.1)

As suas lutas nunca passam despercebidas aos olhos de Deus, pois Ele usará cristãos tementes e que amam a Sua Igreja, a fim de ajudá-lo. Paulo, seguindo o exemplo de Jesus, não se comportava como um mercenário ou manipulador dos mais fracos, mas como alguém que amava a Igreja e se doava a ela. Jesus disse:

& 7 Por isso Ele explicou: "Eu sou o portão das ovelhas". 8 "Todos os outros que vieram antes de Mim eram ladrões e assaltantes. Porém as verdadeiras ovelhas não atenderam a eles. 9 Sim, Eu sou o Portão. Aqueles que entrarem através do portão, serão salvos; entrarão, sairão, e encontrarão pastagens verdes. 10 A intenção do ladrão é roubar, matar e destruir. Minha intenção é dar vida eterna - vida completa. 11 Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá sua vida pelas ovelhas. 12 Um simples empregado fugirá, se perceber que o lobo vem chegando, e deixará as ovelhas, porque elas não são dele, e ele não é o pastor delas. Com isso o lobo ataca e espalha o rebanho. 13 O empregado foge porque é apenas uma pessoa que trabalha por dinheiro, e não tem interesse real nas ovelhas. (Jo.10:8-13 NTLH)

Todo aquele que ama a Igreja e seus membros, se preocupa em vê-la alicerçada em Cristo e se esforçará para fortalecer, tanto os mais novos na fé como aqueles que estão sob lutas intensas.

2. Procure crescer em Cristo, para que, comprometido com Ele, anime os que estão desanimando da fé. (vs.2,3ª)

&(...) continuem a crescer na graça e no conhecimento [entendimento mais profundo, amplo] do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Glória a ele, agora e para sempre! Amém! (2 Pe.3:18 NTLH)

Saiba que o SENHOR nunca o abandonará e nunca deixará de enviar alguém que seja maduro e seriamente comprometido com Ele, a fim de ajudá-lo em meio às lutas a permanecer na fé.

Muitos cristãos desanimam da fé diante das lutas e perseguições e, por isso, como é importante termos pessoas na Igreja dispostas a se tornarem maduras em Cristo, a fim de ajudar aqueles que estão desanimando na fé!

Infelizmente, muitos vivem motivados apenas pelos seus interesses pessoais, deixam de amar a Igreja e não se preocupam com aqueles que estão desistindo do “Caminho”.

Que tipo de pessoa pode ajudar aqueles que estão desistindo?

  • Ele deve ser um verdadeiro “cristão”, no sentido exato do termo. Timóteo era um irmão. (v.2ª)
  • Ele deve ser alguém que é companheiro e se mostra fiel no seu serviço a Deus. (v.2b)
  • Ele deve ser submisso à liderança e amar o bem-estar espiritual e moral da Igreja. (cf. Fp.2:20) &Timóteo é o único que se preocupa com vocês como eu me preocupo e é o único que, de fato, se interessa pelo bem-estar de vocês. (Fp.2:20 NTLH)

Que nós sejamos fiéis no nosso serviço a Deus e ajudemos os que estão desanimando da fé em Cristo.

&Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o dia está chegando. (Hb.10:25 NTLH)

3. Jamais deixe de crer que as perseguições fazem parte do plano divino, ao longo da sua vida cristã. (v.3b-5)

As perseguições aos cristãos não são obras do acaso, mas situações previstas! Paulo ensinou o seguinte:

&Pois ele [Deus] tem dado a vocês o privilégio de [o benefício de] servir a Cristo, não somente crendo [acreditando] nele, mas também sofrendo por ele. (Fp.1:29 NTLH)

O Evangelho não pode ser ensinado com bases erradas ou sobre mentiras, pois, diante das lutas, aqueles que são novos na fé se sentirão desanimados e abandonarão a fé.

Satanás sempre procurará prejudicar a todos os que servem a Deus de coração e que se comprometeram com a mensagem de Cristo. O Diabo usará seus agentes, os seres humanos dominados e influenciados por ele e seus demônios para essa missão.

Portanto, nós que esperamos ansiosamente pela volta de Jesus, cuidemos uns dos outros por meio da graça que nos foi dada em Cristo, a fim de que, tanto os mais novos como os mais fracos na fé, permaneçam no Evangelho, apesar das perseguições. Que nós confiemos sempre em Deus e na salvação eterna que nos será dada em Cristo Jesus!

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail