Prepare-se para a volta de Jesus! - Parte 4: Servindo a Jesus até o Seu retorno

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

1 Tessalonicenses 1:8-10

Texto Bíblico:

& (7 Desse modo vocês se tornaram um exemplo para todos os cristãos das províncias da Macedônia e da Acaia.) 8 Pois a mensagem a respeito do Senhor partiu de vocês e se espalhou pela Macedônia e pela Acaia, e as notícias sobre a fé que vocês têm em Deus chegaram a todos os lugares. Portanto, sobre isso não é preciso falarmos mais nada. 9 Todas as pessoas desses lugares falam da nossa visita a vocês e contam como vocês nos receberam bem e como vocês deixaram os ídolos para seguir e servir ao Deus vivo e verdadeiro. 10 Elas contam também como vocês estão esperando que Jesus, o Filho de Deus, a quem Deus ressuscitou, volte do céu, esse Jesus que nos salva do castigo divino que está para vir. (1 Ts.1:7-10 NTLH)

Seguindo o esboço resumido de 1 Tessalonicenses 1:2-10, das últimas duas características da vida daquele que se prepara para a volta de Jesus. Vejamos:

  1. .P A saudação de Paulo aos cristãos de Tessalônica. (vs.1,2)
  2. .P A fé ardente que eles demonstravam. (v.3)
  3. .P A escolha ou eleição de Deus por eles. (v.4)
  4. .P Eles eram um exemplo para todos os cristãos. (vs.5-7)
  5. .A ação evangelística deles. (v.8)
  6. .A expectativa e a esperança deles pela volta de Jesus. (vs.9-10)

Antes de comentarmos os últimos dois pontos, vamos relembrar que aquele que se prepara para a volta de Jesus deve observar o seguinte:

  • Procurar viver na graça divina sob os termos de Deus, os quais geram a paz entre Ele e o ser humano;
  • Cultivar um espírito de fidelidade (compromisso) com o serviço cristão em amor e obediência;
  • Não menosprezar a eleição ou a escolha divina;
  • Expressar o seu exemplo de vida e compromisso com o SENHOR a todos os cristãos.

1. Aquele que se prepara para a volta de Jesus deseja que muitos outros também anseiem pela eternidade. (v.8,9)

& 8 Pois a mensagem a respeito do Senhor partiu de vocês e se espalhou pela Macedônia e pela Acaia, e as notícias sobre a fé que vocês têm em Deus chegaram a todos os lugares. Portanto, sobre isso não é preciso falarmos mais nada. (NTLH)

Paulo exalta a atitude daqueles cristãos acerca do trabalho de evangelização, ou seja, o empenho de levarem ou espalharem a mensagem sobre Jesus pelas regiões tanto da Macedônia como da Acaia (parte sul da Grécia). Além do mais, o apóstolo Paulo disse que em todos os lugares em que ele passava, encontrava pessoas que falavam bem da fidelidade (fé, confiança e compromisso) dos cristãos tessalonicenses.

Paulo, ao dizer que “sobre isso não é preciso falarmos mais nada”, quer afirmar que quanto a esse trabalho espiritual (evangelismo), aqueles cristãos estavam corretos e agradavam a Deus, ao serem comprometidos com a missão que Jesus havia dado à Igreja.

Porém, o que significa a prática do evangelismo? Evangelizar não é dar às pessoas uma esperança falsa, pois o evangelismo não é centralizado no homem. O evangelismo bíblico não promete dias melhores sobre a Terra, soluções pessoais e milagres. O evangelismo não se baseia em vantagens humanas em geral.

O verdadeiro evangelismo deve conduzir as pessoas que vivem ausentes de Deus a se arrependerem e a viverem pela fé, ou seja, terem uma vida de fidelidade aos ensinamentos e às ordens de Jesus Cristo, segundo o Evangelho.

& Ele (Jesus) dizia: — Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se [mudança de coração e de mente com pesar] dos seus pecados e creiam [sejam fiéis de modo religioso e moral] no evangelho. (Mc.1:15 NTLH)

Observemos a mensagem evangelística do apóstolo Paulo:

& Eu disse com firmeza [tornar algo crível, dar condições ou informações para crer] aos judeus e aos não-judeus que eles deviam se arrepender dos seus pecados, voltar para Deus e crer no nosso Senhor Jesus. (At.20:21 NTLH)

Portanto, creia que, sem arrependimento e sem uma vida voltada para Deus e confiança em Jesus, não há como agradar a Deus e receber Dele a Vida Eterna! Sem uma vida alinhada com Deus, sem uma vida dedicada a Ele, por meio de uma conduta de fidelidade ao que Jesus ensinou e pediu, será impossível viver em comunhão com o SENHOR e habitar com Ele na eternidade.

Aquele que crê no “Céu”, crê que ele é o único e o melhor lugar para todos os seres humanos! Portanto, o cristão verdadeiro fará o possível para aproximar pessoas de Deus, por meio do Evangelho de Jesus Cristo.

Aquele que almeja o “Céu”, recebe os mensageiros do verdadeiro Evangelho, abandona as práticas que o SENHOR desaprova e O serve.

& 9 Todas as pessoas desses lugares falam da nossa visita a vocês e contam como vocês nos receberam bem e como vocês deixaram os ídolos para seguir e servir ao Deus vivo e verdadeiro. (NTLH)

2. Aquele que se prepara para a volta de Jesus, O espera com paciência e confiança.

& 10 Elas contam também como vocês estão esperando [com paciência e confiança] que Jesus, o Filho de Deus, a quem Deus ressuscitou, volte do céu, esse Jesus que nos salva do castigo divino que está para vir. (NTLH)

O verdadeiro cristão espera com paciência e confiança pela volta de Jesus porque o seu foco é a eternidade – é habitar eternamente com o Pai Eterno.

O Evangelho tem em si a marca do Céu. Não se trata de um acontecimento na história, ainda que se ele se expresse na história. O Evangelho é eterno! O pecado apareceu no tempo, depois da criação, mas o Evangelho é antes de todos os tempos. A queda aconteceu na história do ser humano, mas o Evangelho, na sua “pré-história”.

O Evangelho não tem prazo de validade, pois vai da eternidade passada, antes do princípio do tempo, até a eternidade futura, depois do seu fim. O Evangelho está centrado totalmente em Cristo e não no ser humano.

Que nós cultivemos o mesmo espírito que o apóstolo Paulo cultivou durante a sua vida:

& 20 O meu grande desejo e a minha esperança são de nunca falhar no meu dever, para que, sempre e agora ainda mais, eu tenha muita coragem. E assim, em tudo o que eu disser e fizer, tanto na vida como na morte, eu poderei levar outros a reconhecerem a grandeza de Cristo. 21 Pois para mim viver é Cristo, e morrer é lucro. 22 Mas, se eu continuar vivendo, poderei ainda fazer algum trabalho útil. Então não sei o que devo escolher. 23 Estou cercado pelos dois lados, pois quero muito deixar esta vida e estar com Cristo, o que é bem melhor. 24 Porém, por causa de vocês, é muito mais necessário que eu continue a viver. 25 E, como estou certo disso, sei que continuarei vivendo e ficarei com todos vocês para ajudá-los a progredirem e a terem a alegria que vem da fé. (Fp.1:20-25 NTLH)

A minha esperança é que enquanto aguardamos com paciência e confiança a volta de Jesus, façamos a vontade de Deus e que ajudemos e fortaleçamos todos aqueles que Deus chamou, a fim de viverem com Ele na Glória Eterna! Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail