Prepare-se para a volta de Jesus! - Parte 3: Dedicados a Deus

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

1 Tessalonicenses 1:4-7

Texto Bíblico:

& 4 Irmãos, sabemos que Deus os ama e os escolheu para serem dele. 5 Pois temos anunciado o evangelho a vocês não somente com palavras, mas também com poder, com o Espírito Santo e com a certeza de que esta mensagem é a verdade. Vocês sabem de que maneira nos comportamos no meio de vocês, para o próprio bem de vocês. 6 E vocês seguiram o nosso exemplo e o exemplo do Senhor Jesus. Embora tenham sofrido muito, vocês receberam a mensagem com aquela alegria que vem do Espírito Santo. 7 Desse modo vocês se tornaram um exemplo para todos os cristãos das províncias da Macedônia e da Acaia. (1 Ts.1:4-7 NTLH)

Aquele que se prepara para a volta de Jesus se esforçará para viver sob os termos de Deus, a fim de desfrutar dos recursos da graça do SENHOR, os quais não só suprirão as suas necessidades como também o capacitarão a viver uma vida de fidelidade e obediência a Deus. (cf. 1 Ts.1:1,2)

Além do mais, a sua vida de fidelidade e obediência deve conduzi-lo a uma vida de serviço cristão (ministério ou serviço espiritual). Então, a vida cristã não se resume em se abster das coisas que Deus desaprova, mas requer que todo cristão seja aplicado ao serviço espiritual, o qual deve ser exercido em amor. (cf. 1 Ts.1:3)

Vamos continuar seguindo o esboço de 1 Tessalonicenses 1:2-10, no qual o apóstolo Paulo não só dá graças a Deus pelo desempenho daqueles cristãos, como também destaca algumas das suas características:

  1. .P A saudação de Paulo aos cristãos de Tessalônica. (vs.1,2)
  2. .P A fé ardente que eles demonstravam. (v.3)
  3. .A escolha ou eleição de Deus por eles. (v.4)
  4. .Eles eram um exemplo para todos os cristãos. (vs.5-7)
  5. .A ação evangelística deles. (v.8)
  6. .A expectativa e a esperança deles pela volta de Jesus. (vs.9-10)

Vamos meditar sobre os pontos 3 e 4 do nosso esboço, em que Paulo fala sobre a eleição divina e o exemplo de fé dos cristãos tessalonicenses.

1. Que eu me prepare para a volta de Jesus, sendo dedicado a Deus. (1 Ts.1:4)

& 4 Irmãos, sabemos que Deus os ama e os escolheu para serem dele. (NTLH)

Ser “dedicado a Deus” significa ser "santo". O sentido é de sacrificar-se e destinar-se a Ele.

Somente aquele que reconhece, por experiência pessoal, que foi e é amado por Deus e que confessa ser escolhido por Ele é que consegue se dedicar ao SENHOR. Então, eu entendo a dificuldade que muitos cristãos nominais têm para serem santos ou dedicados ao Pai Eterno. Estes não têm a convicção necessária tanto do amor quanto da escolha divina por suas vidas.

Entre muitas passagens das Escrituras Sagradas acerca de uma vida dedicada a Deus, atentemos para estas palavras do apóstolo Paulo aos cristãos de Colossos:

& Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele [santos, dedicados a Deus]. Portanto, vistam-se [entrem em uma vestimenta] de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. (Cl.3:12 NTLH)

Paulo faz uma afirmação de que eles são o povo de Deus, por causa da experiência do amor e da escolha divina. Então, ele dá a razão desse amor e da escolha divina por eles: “para serem dele”.

A seguir, o apóstolo Paulo descreve a vida dedicada a Deus a uma vestimenta, uma roupagem que expressa:

  • Misericórdia (compaixão com justiça)
  • Bondade (graça, integridade)
  • Humildade (ter uma opinião humilde de si mesmo, dependência divina, ser modesto perante Deus e Sua Verdade)
  • Delicadeza (mansidão, uma entrega dócil e respeitosa a Deus)
  • Paciência (perseverança, constância, firmeza, tolerância)

Essas atitudes são as que o tornam capaz de ser uma pessoa dedicada a Deus e para ser exemplo a outros cristãos. Porém, não se alcança essas coisas apenas lendo livros, mas é necessário adquiri-las pelo exemplo dos que têm a convicção e vivem a experiência do amor e da eleição divina por eles.

2. Que eu me prepare para a volta de Jesus, observando tanto a pregação quanto o comportamento dos líderes cristãos. (1 Ts.1:4,5)

& 5 Pois temos anunciado o evangelho a vocês não somente com palavras, mas também com poder, com o Espírito Santo e com a certeza de que esta mensagem é a verdade. Vocês sabem de que maneira nos comportamos no meio de vocês, para o próprio bem de vocês. 6 E vocês seguiram o nosso exemplo e o exemplo do Senhor Jesus. Embora tenham sofrido muito, vocês receberam a mensagem com aquela alegria que vem do Espírito Santo. 7 Desse modo vocês se tornaram um exemplo para todos os cristãos das províncias da Macedônia e da Acaia. (NTLH)

O versículo 5 nos mostra como Paulo e seus companheiros levaram o Evangelho até os cristãos de Tessalônica e como se comportaram entre eles.

Paulo e seus companheiros não deram a eles um discurso baseado em preceitos morais nem filosóficos, mas com poder, ou seja, pela influência divina, eles anunciaram a Pura e Perfeita Verdade do SENHOR. Portanto, a pregação de Paulo foi baseada no ensino da Palavra de Deus.

A pregação de Paulo não visava benefícios terrenos, tanto para si como também para os tessalonicenses, mas procurava conduzir a todos a uma vida de convicção, comunhão, obediência e dedicada ao serviço de Deus. O objetivo tanto da pregação de Paulo como do seu comportamento entre aqueles cristãos fica claro ao dizer “para o próprio bem de vocês”. (v.5)

Portanto, é dever daquele que é dedicado a Deus observar e analisar tanto a vida como o ministério dos líderes cristãos, a fim de que não seja enganado, deixando de amar a Deus para amar a si mesmo.

Como você analisaria a vida dos que pregam a Palavra de Deus?

  • Eles querem que eu viva para Deus ou para eles?
  • Eles expressam a vida de Jesus para que eu os siga como exemplo para a minha vida?
  • Eles se empenham para que eu veja e aprenda sobre a grandeza e os planos eternos de Deus ou apenas enchem o meu coração com uma esperança terrena?
  • Eles me ensinam por meio de suas vidas a ser dedicado a Deus ou a alcançar os meus interesses pessoais e terrenos?

A desculpa que muitos dão é que não devemos julgar os líderes. Porém, não se trata de condená-los, mas de avaliá-los à luz da Palavra de Deus e da missão cristã sobre a Terra. Quando um líder cristão visa o meu bem, isso não quer dizer que ele se esforce para que eu tenha uma vida bem-sucedida neste mundo, mas que eu seja um exemplo para outros cristãos, mesmo em meio a muitos sofrimentos e alcance a vida eterna! (vs.6,7)

Além do mais, aquele que se prepara para a volta de Jesus recebe o Evangelho de um modo alegre, ou seja, com a alegria que dá prazer a Deus, e por isso, essa pessoa é perseverante na sua fé e dedicação. (v.6)

Todo aquele que se prepara para a volta de Jesus tem o forte desejo de se tornar um exemplo na fé para outras pessoas, isto é, tanto no que se refere aos ensinamentos de Jesus e de Seus apóstolos quanto no compromisso com a missão que Ele deu à Sua Igreja.

A minha esperança é que nos esforcemos com muito empenho na nossa preparação para a volta de nosso Senhor Jesus.

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail