A importância da oração - Parte 3: Seja humilde e confesse os seus pecados

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Provérbios 28:13

Texto Bíblico:

& Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona. (Pv. 28:13 NTLH)

No mundo que vivemos, há aqueles que são aceitos por Deus por reconhecerem que são pecadores e, infelizmente, os pecadores que se consideram amados por Ele. Temos que começar encarando o fato de que todos nós pecamos diariamente, quer reconheçamos isso ou não. Nós pecamos de dois modos: (1) por omissão – você sabe o que deve ser feito, mas não o faz e (2) por comissão – você sabe o que não deve ser feito e o faz.

Por omissão:

& Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz. (Tg. 4:17 NTLH)

& O empregado [escravo, aquele que se rendeu à vontade de outro] que sabe qual é a vontade do patrão [dono, mestre, soberano], mas não se prepara e não faz o que ele quer, será castigado [esfolado, terá a pele tirada] com muitas chicotadas. (Lc.12:47 NTLH)

Por comissão:

& Existem sete coisas que o SENHOR Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos. (Pv.6:16-19 NTLH)

Caim é um exemplo de um homem que pecou, tanto por omissão como por comissão: ele foi orgulhoso, invejoso, rebelde, irascível, impenitente e homicida. Deus o aconselhou sobre o que deveria fazer acerca do que pensava e sentia, mas ele não obedeceu ao SENHOR. Ele desviou a luz da Palavra de Deus do seu coração e, envolto em ódio, matou o seu irmão Abel. Tanto ele como a sua descendência foram amaldiçoados por Deus!

A Bíblia, através do sábio, diz:

& Quem é repreendido muitas vezes e teima em não se corrigir cairá de repente na desgraça e não poderá escapar. (Pv. 29:1 NTLH)

Deus está sempre disposto a perdoar aqueles que O buscam com um coração sincero e arrependido:

& 6 "Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao SENHOR enquanto ele está perto." 7 Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! Voltem para o SENHOR, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente. (Is. 55:6,7 NTLH)

Isso não quer dizer que mesmo perdoados pelo SENHOR, os nossos pecados não nos trarão consequências. Que a vida de Davi nos sirva de exemplo!

Saiba que Deus nunca punirá uma pessoa, sem antes avisá-la do mal que está praticando. Há pessoas que usam o jargão: “Deus odeia o pecado, mas ama o pecador!” Essa frase não é totalmente mentirosa, mas também não diz toda a verdade. Deus odeia o pecado, mas ama o pecador que realmente se arrepende.

Entretanto, nós devemos observar o que as Escrituras nos dizem, acerca da atitude de Deus aos que amam pecar:

& Tu não suportas a presença dos orgulhosos e detestas os que praticam o mal. (Sl. 5:5 NTLH)

& "O SENHOR examina os que lhe obedecem e também aqueles que são maus; com todo o coração ele detesta os que gostam de praticar violências." (Sl. 11:5 NTLH)

& O SENHOR Deus detesta quem tem coração perverso, mas se alegra com as pessoas corretas. (Pv. 11:20 NTLH)

& "O SENHOR detesta todos os orgulhosos; eles não escaparão do castigo, de jeito nenhum." (Pv. 16:5 NTLH)

Então, como seguidores de Jesus Cristo, o que devemos fazer?

Como é importante na oração diária pedirmos a Deus que nos ajude a termos um arrependimento sincero dos nossos pecados! Somente o Pai pode nos ajudar a nos separar de nossos pecados e, para que isso aconteça, Ele precisa ouvir o nosso clamor de arrependimento.

& Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. (1 Jo. 1:9 NTLH)

O exemplo de Davi:

& 4 De dia e de noite, tu me castigaste, ó Deus, e as minhas forças se acabaram como o sereno que seca no calor do verão. 5 Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados. (Sl. 32:4,5 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail