A importância da oração - Parte 2: Tenha uma atitude de gratidão

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Efésios 5:20

Texto Bíblico:

& Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeçam sempre todas as coisas a Deus, o Pai. (Ef.5:20 NTLH)

Nós devemos aprender a ser gratos ao SENHOR, tanto pelo que Ele nos fornece como pelas coisas que faz em nosso favor. Diariamente, devemos reconhecer o Seu amor, bondade e a misericórdia que Ele tem por nós.

Há coisas que você deveria pensar: a atitude de gratidão revela a qualidade do seu caráter, pois se você é uma pessoa grata, será humilde, fiel, companheira e amiga daquele a quem chama de amigo.

Então, caso você seja ingrato, expressará uma tendência a ser egoísta, traiçoeiro, individualista e amigo apenas de si mesmo.

Por exemplo: você sempre esteve ao lado de alguém para ajudá-lo em muitas situações, sem notar que ele era tremendamente egoísta, mas, por alguma razão, você deixa de atender aos seus interesses em alguma circunstância em particular. Então, ele passa a revelar o seu verdadeiro caráter espiritual e moral, voltando-se contra você, contra a sua vida, seu caráter, personalidade e dignidade, sem se preocupar sobre as razões da sua atitude, pois é egoísta, interesseiro, calculista, traiçoeiro e de péssimo caráter.

Quem já não enfrentou uma situação assim? O pior é que você e eu já agimos assim também! Se nós agimos desse modo com as pessoas, por que não agiríamos da mesma forma com Deus? Você já aprendeu que Deus nem sempre nos dá o que queremos, mas o que precisamos e, quando isso acontece, ficamos chateados e não pensamos no Seu cuidado por nós. Há um pensamento de William Shakespeare que diz: “Aprendi que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos.

Coloque o leite em uma vasilha que não esteja rigorosamente limpa. O que acontece? Ele azeda! O mesmo acontece à pessoa que não vê o SENHOR Deus em cada situação, pois, por não ter um coração limpo, azeda, e como será grato ao Todo-Poderoso por todas as coisas? A gratidão traz a boa e suave fragrância ao humilde, mas ao orgulhoso, a amargura!

1. Aprenda a mostrar gratidão no seu dia a dia a Deus.

Saiba que ser grato lhe trará benefícios espirituais, físicos, mentais e emocionais.

Veja o que a ciência diz:

Uma publicação médica da Universidade de Harvard afirma: “Existe uma forte relação entre gratidão e felicidade. A gratidão ajuda as pessoas a ser mais positivas, a aproveitar os bons momentos da vida e a lidar melhor com os problemas. Também melhora a saúde e ajuda a construir relacionamentos mais fortes.”

O que a Bíblia diz?

& 16 Estejam sempre alegres, 17 orem sempre 18 e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. (1 Ts.5:16-18 NTLH)

O apóstolo Paulo está dando uma série de conselhos ao finalizar a sua carta aos cristãos de Tessalônica (cf. 1 Ts.5:12-15), e estes estão entre eles. Ora, uma pessoa que está unida com Cristo vive na esperança da vida eterna e, por isso, se esforçará para viver de acordo com os princípios da Palavra de Deus, a fim de ser perseverante na fé e alcançar o definitivo descanso eterno.

Entretanto, como alguém que valoriza somente o que quer, valorizará a sua união, a sua comunhão e compromisso com Cristo? Ela apenas se importa consigo mesma e é claro que não orará constantemente, pois é triste, infeliz na sua crença em Deus e, portanto, nunca será grata a Ele por nada!

Eu não estou falando da disposição de dizer “muito obrigado”, mas da “atitude de gratidão”. Quando você tem uma atitude de gratidão a Deus por tudo, não achará que as pessoas são obrigadas a fazer coisas por você o tempo todo. Além do mais, essa atitude o protegerá da inveja e do ressentimento, sentimentos que procuram roubar a sua alegria em Deus, e pior, que o levam a se afastar Dele.

2. Aprenda que Deus é grato pelo seu trabalho ou serviço cristão.

& Deus não é injusto. Ele não esquece o trabalho que vocês fizeram nem o amor que lhe mostraram na ajuda que deram e ainda estão dando aos seus irmãos na fé. 11 E a nossa preocupação é que vocês continuem assim mesmo, amando os outros enquanto a vida durar, a fim de que recebam a sua recompensa completa. (Hb.6:10,11 NTLH)

Deus é grato àquele que aprende a dar, afinal, oferecer a uma pessoa o que ela precisa e não o que ela quer é um ato de misericórdia. Aliás, quando somos misericordiosos, receberemos de Deus a Sua misericórdia.

3. Tenha uma atitude de gratidão e o seu relacionamento com Deus se aprofundará.

A experiência mostra o seguinte: quando alguém nos dá um presente ou nos diz algo bondoso e agradecemos de coração, a pessoa se sente valorizada. Até um desconhecido se sente bem quando agradecemos pelo simples gesto bondoso de nos abrir uma porta, não é mesmo?

Jesus disse:

& Deem aos outros [não a condenação, mas o perdão], e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês. (Lc.6:38 NTLH)

Uma pessoa que não perdoa viverá com raiva e ódio da que lhe fez algum mal. Ela se esquece que nada lhe acontece por acaso, pois o SENHOR é quem permite que passemos por várias ou inúmeras situações, as quais, por vezes, nos entristecem. Porém se Deus está no controle, não tente assumir a direção da vida de outras pessoas.

Entenda que Deus é o Seu Juiz e dará a cada um a recompensa de acordo com o que fez de bom ou de mal. É Ele quem julga e, portanto, é Ele que absolve ou condena. O importante é aprender as lições que Deus nos dá em cada situação, pois, às vezes, revelamos infantilidade, pouco discernimento ou maturidade espiritual, ao lidarmos com as pessoas que se acercam de nós.

Portanto, tome muito cuidado! Busque a presença de Deus antes de se envolver profundamente com pessoas, as quais você julga serem dignas da sua confiança. Muitas vezes, Deus pode fazer com que pessoas se aproximem da sua vida para que aprendam princípios espirituais e não para que recebam toda a ajuda, seja ela emocional ou física, que você supõe ser capaz de lhes dar.

Por que eu digo isso? Porque todo ser humano tem um histórico de condutas e Deus quer mudá-lo ou transformá-lo por meio de Jesus Cristo e do Seu Evangelho.

4. Esforce-se para cultivar um coração grato a Deus.

A atitude de gratidão é um princípio ou caminho que o unirá cada vez mais a Deus. O apóstolo Paulo lhe mostra um excelente caminho para isso:

& 6 Não se preocupem [não se dividam em pedaços, criando direções opostas ou antagônicas dentro de si] com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. 7 E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. 8 Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente. (Fp.4:6-8 NTLH)

Continuaremos na próxima semana, se Deus permitir.

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail