A soberania e a providência Divina - Parte 2

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

1 Reis 17:8-16

Texto Bíblico:

&  8 Então o SENHOR Deus disse a Elias: 9 — Apronte-se e vá até a cidade de Sarepta, perto de Sidom, e fique lá. Eu mandei que uma viúva que mora ali dê comida para você. 10 Então Elias foi para Sarepta. Quando estava chegando ao portão da cidade, ele encontrou a viúva, que estava catando lenha. Elias disse a ela: — Por favor, me dê um pouco de água para eu beber. 11 Quando ela ia indo buscar a água, ele a chamou e disse: — E traga pão também, por favor. 12 Porém ela respondeu: — Juro pelo seu Deus vivo, o SENHOR, que não tenho mais pão. Só tenho um punhado de farinha de trigo numa tigela e um pouco de azeite num jarro. Estou aqui catando uns dois pedaços de pau para cozinhar alguma coisa para mim e para o meu filho. Vamos comer e depois morreremos de fome. 13 — Não se preocupe! — disse Elias. — Vá preparar a sua comida. Mas primeiro faça um pãozinho com a farinha que você tem e traga-o para mim. Depois prepare o resto para você e para o seu filho. 14 Pois o SENHOR, o Deus de Israel, diz isto: “Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite no seu jarro até o dia em que eu, o SENHOR, fizer cair chuva.” 15 Então a viúva foi e fez como Elias tinha dito. E todos eles tiveram comida para muitos dias. 16 Como o SENHOR havia prometido por meio de Elias, não faltou farinha na tigela nem azeite no jarro. (1 Re.178-16 NTLH)

Deus nos deixou exemplos na Bíblia para que aprendêssemos a ter confiança Nele e na Sua providência todos os dias! Além do mais, nós devemos crer que Deus está presente em cada momento que vivemos; portanto, nós somos chamados para confiar na Sua proteção e no Seu direcionamento.

Nós devemos crer que Deus nunca erra, porém, às vezes, Ele faz com que passemos por situações difíceis, a fim de nos ensinar alguma lição sobre o Seu caráter, antes de nos dar alguma bênção.

Saibamos dar graças a Ele pelas bênçãos dadas, entretanto, não deixemos de agradecer por tudo o que aprendemos nas situações por nós indesejadas, pois, os dias escuros jamais escondem dos Seus filhos a Sua presença e cuidados. Davi disse:

& "Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges." (Sl.23:4 NTLH)

O cristão verdadeiro não acredita em coincidência ou casualidade, mas no cuidado Divino. Deus sempre nos dará as provisões de um modo que transcende a nossa imaginação e expectativa. Não importa quão amarga sejam as nossas lutas, ou quão sem esperança estejamos em uma situação; nós devemos confiar no cuidado de Deus, ou na providência Divina.

1. Creia que Deus sempre provará a sua fé. (vs.8-12)

& 8 Então o SENHOR Deus disse a Elias: 9 — Apronte-se e vá até a cidade de Sarepta, perto de Sidom, e fique lá. Eu mandei que uma viúva que mora ali dê comida para você. 10 Então Elias foi para Sarepta. Quando estava chegando ao portão da cidade, ele encontrou a viúva, que estava catando lenha. Elias disse a ela: — Por favor, me dê um pouco de água para eu beber. 11 Quando ela ia indo buscar a água, ele a chamou e disse: — E traga pão também, por favor. 12 Porém ela respondeu: — Juro pelo seu Deus vivo, o SENHOR, que não tenho mais pão. Só tenho um punhado de farinha de trigo numa tigela e um pouco de azeite num jarro. Estou aqui catando uns dois pedaços de pau para cozinhar alguma coisa para mim e para o meu filho. Vamos comer e depois morreremos de fome. (NTLH)

Quando a viúva de Sarepta conheceu o profeta Elias, ela pensou que iria preparar sua última refeição. Porém, Elias, agindo segundo a vontade de Deus, fez um pedido que pareceu muito estranho àquela mulher: a viúva deveria compartilhar com ele o pouco que ainda possuía.

Ela não sabia que Deus estava provando a sua fé. As provações vêm sobre o cristão, a fim de que a sinceridade da sua fé seja testada. A prova da nossa fé tem a finalidade de testar a autenticidade da mesma. A Escritura Sagrada diz através do profeta Jeremias:

& “Eu, o SENHOR, examino os pensamentos e ponho à prova os corações. Eu trato cada pessoa conforme a sua maneira de viver, de acordo com o que ela faz.” (Jr .17.10 NTLH)

2. Confie na orientação Divina. Lute contra o medo, seja obediente e dependa de Deus. (v.13-15ª)

& 13 — Não se preocupe! — disse Elias. — preparar a sua comida. Mas primeiro faça um pãozinho com a farinha que você tem e traga-o para mim. Depois prepare o resto para você e para o seu filho. 14 Pois o SENHOR, o Deus de Israel, diz isto: “Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite no seu jarro até o dia em que eu, o SENHOR, fizer cair chuva.” 15 Então a viúva foi e fez como Elias tinha dito.

Quais atitudes nós devemos tomar em relação ao que lemos nestes versos?

  • Vez ou outra, nós teremos que lutar contra os nossos temores.Não se preocupe!”. (v.13)
  • Que nós confiemos na Palavra de Deus e no cuidado Divino.Vá... Mas primeiro...” (v.13)
  • Que nós coloquemos a vontade de Deus em primeiro lugar em nossas vidas.Então a viúva foi e fez como Elias tinha dito.” (15ª)

3. Creia na providência Divina, pois Ele sempre lhe dará o sustento para também abençoar outras pessoas, através da sua fé. (v.14-16)

& 14 Pois o SENHOR, o Deus de Israel, diz isto: “Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite no seu jarro até o dia em que eu, o SENHOR, fizer cair chuva.” 15 Então a viúva foi e fez como Elias tinha dito. E todos eles tiveram comida para muitos dias. 16 Como o SENHOR havia prometido por meio de Elias, não faltou farinha na tigela nem azeite no jarro. (NTLH)

Aquela viúva não sabia nem imaginava que o pouco que possuía era tudo o que Deus precisava para abençoar não somente a sua vida e do seu filho, mas também a de Elias, o profeta do Senhor.

Essa história me faz lembrar a multiplicação dos pães e dos peixes, quando o Senhor Jesus abençoou cinco mil pessoas! (cf. Jo.6:1-12) O que eles possuíam? Cinco pães de cevada e dois peixinhos. No entanto, era tudo o que Jesus precisava para alimentar toda aquela multidão.

Jesus não mudou, pois Ele continua sendo o mesmo! (cf. Hb.13:8) Talvez, você esteja passando por um período de muitas lutas e perdendo a esperança. O medo está fazendo com que você não creia na bondade de Deus, mas você terá que lutar contra ele.

Porém, a maneira de lutar contra o medo não é como muitos tentam fazer, ou seja, expulsá-lo da mente, mas procure agir segundo as orientações ou pelos princípios da Palavra de Deus, e esteja certo de que o Senhor honrará a sua fé ou fidelidade a Ele. Tenha coragem! Agindo de acordo com o que Deus diz, você perceberá que a Graça Divina lhe dará toda a capacitação para andar em meio aos problemas. Deus não depende do que você possui, mas do seu amor por Ele e da sua confiança nas provisões que provêm da Sua Graça.

& Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas pessoas. Parece que não temos nada, mas na verdade possuímos tudo. (2 Co.6:10 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail