Diante das tristezas, não desista!

Lamentações 2:11

O verso que vamos ler fala do sofrimento do profeta Jeremias, ao saber da parte de Deus que os babilônios atacariam Jerusalém e a deixaria em ruínas! Muitos falsos profetas diziam que ele profetizava mentiras, pois Deus sempre esteve e estaria ao lado do Seu povo e, portanto, Ele não permitiria que tal coisa acontecesse.

As lágrimas de Jeremias eram sinceras e estavam cheias de compaixão. Mesmo sabendo que Deus estava no controle daquela situação e que permitiria a destruição de Jerusalém, ele não perdeu a sua confiança e o seu amor pelo Senhor. Ele não mudou a sua mensagem, a fim de dar uma esperança falsa ao povo de Deus, pois tudo estava consumado e decidido pelo Eterno Todo-Poderoso.

A tragédia viria sobre Israel, devido ao seu alto índice de pecados cometidos. Eles se tornaram idólatras e imorais. Eles se apegaram a deuses pagãos, se afastaram do caminho do Senhor e desprezaram a Sua Palavra.

Nada mais poderia ser feito, e as consequências seriam inevitáveis. Profeticamente, Jeremias viu a destruição do seu país e, mesmo assim, continuou pregando para que retornassem às veredas do Senhor, pois longe Dele, não suportariam o sofrimento. Jeremias disse:

Texto Bíblico:

& Os meus olhos estão gastos de tanto chorar; estou muito aflito. A tristeza acabou comigo por causa da destruição do meu povo, e porque vejo crianças e bebês morrendo de fome nas ruas da cidade. (Lamentações 2:11 NTLH)

Jeremias está diante de uma tremenda tragédia. Em vez ouvirem os alertas e a mensagem do profeta dizia, todos o tacharam como louco, um lunático e que precisaria ser castigado até a morte! Porém, ele não desistiu!

A realidade das tragédias traz grande impacto às nossas vidas e produz muitas lágrimas, preocupações e tristezas. As tragédias acontecem no seio familiar, nos negócios, na saúde, nos relacionamentos, ou seja, em todas as áreas de nossas vidas. O nosso mundo se encaminha para um momento trágico, o “princípio das dores” (cf. Mt.24:8), segundo a declaração de Jesus.

Entretanto, para alguém desistir da vida e de Deus, não é necessário que esteja envolto por tragédias. Basta que as coisas não estejam acontecendo conforme ele deseja e a vontade de desistir de tudo logo procurará tomar conta da sua mente e emoções.

Nós estamos nos aproximando do Natal e do fim de mais um ano. Eu não sei muito sobre as suas lutas e o que você está passando neste momento. Porém, se está pensando em desistir de tudo, peço que reflita comigo sobre estes procedimentos bíblicos.

Então, em vez de desanimar,

1. Busque a presença de Deus e não duvide do Seu amor!

& 28 Quando Deus nos faz sofrer, devemos ficar sozinhos [buscar segurança], pacientes e em silêncio [calmo, mudo]. 29 Devemos nos curvar [colocar a boca no pó, orar], humildes, pois ainda pode haver esperança. (Lamentações 3:28-29 NTLH)

Jesus disse:

& Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa [capacitar beneficiar]. (Mateus 6:6 NTLH)

2. Confie na provisão Divina, pois Ele o capacitará a superar os seus temores!

& 55 Do fundo do poço, gritei pedindo a tua ajuda, ó SENHOR. 56 Roguei que me escutasses, e tu ouviste o meu grito. 57 No dia em que te chamei, chegaste perto de mim e disseste: Não tenha medo. (Lamentações 3:55-57 NTLH).

& Eu pedi a ajuda do SENHOR, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos. (Salmos 34:4 NTLH)

Entretanto, não basta que alguém fique livre do medo, pois o trabalho de Deus continua para aperfeiçoar a vida daquele que Nele confia.

3. Permita que Deus realize grandes transformações na sua vida e não tente mudar o que não pode ser mudado.

& 25 O Senhor é bom para todos os que confiam nele. 26 O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do Senhor. 27 E é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência desde a sua juventude. (Lamentações 3:25-27 NTLH)

& Faze com que voltemos a ti, ó SENHOR, sim, faze-nos voltar! Faze com que a nossa vida seja outra vez como era antes. (Lamentações 5:21 NTLH)

& Estou certo de que verei, ainda nesta vida, o SENHOR Deus mostrar a sua bondade. (Salmos 27:13 NTLH)

Ao fazer esta declaração, Davi não está pedindo que Deus mude a sua situação, mas Ele confia na bondade Divina e crê que ainda nesta vida, de algum modo, a experimentaria.

4. Lembre a si mesmo que Deus está no controle de tudo e não tente mudar o que não pode ser mudado.

& 17 O nosso coração está doente, e as lágrimas escurecem a nossa visão, 18 porque o monte Sião está abandonado, e as raposas andam pelas ruínas. 19 Mas tu, ó Senhor, reinas para sempre, tu dominas as gentes de todos os tempos. (Lamentações 5:17-19 NTLH)

5. Em meio às tristezas, creia que Deus é tudo o que você realmente possui, então, confie Nele de todo o coração!

& 19 Eu lembro da minha tristeza e solidão, das amarguras e dos sofrimentos. 20 Penso sempre nisso e fico abatido. 21 Mas a esperança volta quando penso no seguinte: 22 O amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. 23 Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do Senhor! 24 Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele. (Lamentações 3:19-24 NTLH)

A minha esperança é que nós, mesmo diante de tantas tristezas, tomemos decisões que glorifiquem a Deus, mantendo-nos sob o Seu governo ou direção e nunca sob um forte sentimento de mágoa.

À semelhança de Jesus, que nós sejamos úteis a Deus, dando às pessoas a mesma ajuda que temos recebido Dele. Que nós enfrentemos cada situação com uma atitude de fidelidade à Palavra de Deus, confiando sempre no Seu amor e na Sua Graça, a fim de recebermos todas as Suas provisões.

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail