Confie em Deus e lute contra o desânimo!

 FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Provérbios 18:14

Você anda desanimado? Saiba que você não é o único a experimentar esse sentimento. Em algum momento na vida, todos nós experimentaremos frustrações e, diante delas, a desilusão é a reação inicial normal. Mas se esse sentimento durar por muito tempo, nós seremos presas fáceis do desânimo e nele não haverá nenhum sentimento de alegria ou satisfação, não importa o que façamos.

1. Enfrente as situações com a coragem que Deus dá.

As circunstâncias que nos conduzem ao desânimo são muitas e inevitáveis, porém, nós devemos decidir sobre como reagiremos a elas. Então, nós podemos permitir que a tristeza nos domine, ou enfrentamos a situação com coragem, trazendo-a diante Daquele que pode nos ajudar.

2. Cuidado, pois o desânimo pode dividir sua mente.

Esse sentimento faz com que você encontre dificuldade em se concentrar em alguma outra coisa, que não seja a sua aflição.

Essa atitude pode gerar a ira ou a raiva, e então, você pode ficar amargurado e passa a buscar alguém para culpar – a Deus, outras pessoas ou a si mesmo. 

3. Saiba que o desânimo pode levá-lo ao isolamento.

A frustração, quando não administrada corretamente, pode se converter em um sentimento de desespero, o qual pode nos afastar das pessoas que nós mais gostamos.

As pessoas não desfrutam da companhia de alguém amargurado e com um espírito derrotado. Se você vive desse modo, logo sofrerá de baixa autoestima, devido ao isolamento!

O resultado disso é que você passa a tomar decisões equivocadas, baseadas nas suas emoções ou sentimentos errados, em vez de confiar na Verdade de Deus. Se você está adotando esse estilo de vida, saiba que Deus não aprova esse modo de autodestruição.

4. Confie nos propósitos de Deus e não se renda às decepções.

Embora enfrentemos inúmeras decepções, nós, como cristãos, não devemos nos render a elas. Em vez disso, Deus espera que confiemos a Ele, tanto as nossas expectativas não satisfeitas como as nossas tristezas mais profundas.

É nosso dever recordar que há um propósito Divino em todas as coisas que Ele permite que nos aconteça.

5. Deus não nos chamou para o desânimo, mas para que creiamos nas Suas verdades.

& 28 Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. 29 Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos. 30 "Assim Deus chamou os que havia separado. Não somente os chamou, mas também os aceitou; e não somente os aceitou, mas também repartiu a sua glória com eles." (Romanos 8:28-30 NTLH)

Este texto é uma conclusão de um assunto anterior:

  • O gemido do Universo e dos que têm o Espírito de Deus, a fim de se tornarem livres completamente de todo o sofrimento presente. (cf. Romanos 8:18-25)
  • Além do mais, o contexto fala da ajuda do Espírito Santo com relação à nossa fragilidade. (Romanos 8:26,27)

ImprimirEmail