Feliz Ano Novo ou uma vida abençoada?

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Provérbios 3:1-35

Ao longo da nossa meditação, nós leremos o texto base.

Mais um ano está terminando, e o outro, está às portas! Logo, haverá muitas celebrações e milhões de brasileiros serão convidados a olharem para o céu, a fim de assistirem pela TV ou presencialmente, a queimas de fogos de artifício. Esse espetáculo encanta a todos, menos os animais!

As explosões de diferentes formas e cores iluminam e acordam o céu escuro e silencioso. Esse arco-íris noturno faz com que as pessoas sonhem com um futuro mais colorido. Entretanto, assim que o céu perde suas cores provenientes das explosões coloridas, ele volta a escurecer e, novamente, volta a revelar as suas estrelas distantes e silenciosas no cosmos.

Não sou contrário a essas celebrações, mas permita-me dizer-lhe algo: O objetivo de um ano novo não é que alcancemos muitas coisas novas, mas uma alma nova.

O ano novo começa no dia que começa, então, cada novo dia deveria dar início a um ano novo! Jamais haverá ano novo se nós continuarmos na prática dos mesmos erros dos dias passados. Portanto, abençoados são os que mudam suas atitudes sem esperar um ano novo. Embora ninguém possa voltar aos dias passados e fazer um novo começo a partir daqueles dias, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Para que tudo se torne novo, depende da atitude de cada um de nós.

No ano que se inicia, nós, certamente, teremos muitas lutas. Mas temos da parte do Senhor Jesus Cristo, a promessa de não nos deixar órfãos e de estar conosco em todos os momentos e circunstâncias, ou seja, sempre. Foi isso que nos disse o próprio Jesus: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28.20 NTLH). Não obstante, há algumas atitudes e iniciativas que precisamos tomar para vivermos vitoriosamente.

Diz um Provérbio Chinês que "A mais alta das torres começa no solo". Portanto, se intentamos conquistas nesta vida, por mais difícil e complicado que pareçam, elas podem acontecer a partir de pequenas e contínuas atitudes. Então, não coloque os seus sonhos nas nuvens, onde as explosões e cores dos fogos de artifício acontecem, mas olhe para o lugar certo, para baixo, onde estão os seus alicerces.

No início de cada ano, muitas vezes, nós tomamos decisões que acabam sendo esquecidas com o tempo. Em vez de buscarmos sonhos altos, por que não construímos nossas vidas sobre bases concretas, que farão com que tenhamos uma vida abençoada pelo SENHOR?

No livro bíblico dos Provérbios 3:1-35, nós podemos ler sobre algumas decisões que devemos tomar, as quais nos alicerçam em Deus, a fim de construirmos o nosso futuro sobre bases corretas.

1. Mantenha-se leal e fiel a Deus, a fim de viver uma vida que Lhe dê prazer. (Pv.3:3-4)

& 3 "Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas (amarre-as) no coração." 4 Se você fizer isso, agradará (encontrará graça, ajuda, favor e aceitação) tanto a Deus como aos seres humanos. (NTLH)

Jesus é o nosso exemplo de lealdade e fidelidade a Deus. A lealdade não se baseia em sentimentos nem em circunstâncias, mas ela é uma marca do caráter de uma pessoa fiel. Jesus tinha por característica a lealdade a Deus, e ela pode ser vista na Sua tentação no deserto. O Diabo lhe ofereceu meios fáceis para que Jesus alcançasse os Seus objetivos, mas, por lealdade e fidelidade a Deus, Ele rejeitou todas elas, pela Sua lealdade e fidelidade a Deus. (cf. Mt.4:1-11)

  • “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz”. (Mt.4:3 NTLH)
  • “Mas as Escrituras Sagradas também dizem: Não ponha à prova o Senhor, seu Deus”. (Mt.4:7 NTLH)
  • “Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam: Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele”. (Mt.4:10 NTLH)

2. Confie no SENHOR com todo o seu coração e aprenda entregar a Ele os seus caminhos. (Pv.3:5,6)

& 5 Confie no SENHOR de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. 6 Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. (NTLH)

Jesus é o nosso exemplo de confiança, obediência e entrega a Deus.

& Ele [Jesus] foi humilde e obedeceu (escutou e se entregou) a Deus até a morte — morte de cruz. (Fp.2:8 NTLH)

3. Respeite a Deus e Sua sabedoria, em vez de achar-se sábio. (Pv.3:7-8)

& 7 "Não fique pensando que você é sábio; tema o SENHOR e não faça nada que seja errado." 8 Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos. (NTLH)

Jesus é o nosso exemplo de uma pessoa temente a Deus e que anda segundo a revelação divina.

& Jesus disse a eles: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o Filho não pode fazer nada por sua própria conta, pois ele só faz o que vê o Pai fazer. Tudo o que o Pai faz o Filho faz também. (Jo.5:19 NTLH)

4. Honre ao SENHOR com os seus recursos, ou seja, dê a Deus o que é de Deus. (Pv.3:9,10)

& 9 Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. 10 Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar. (NTLH)

Jesus, sendo o próprio Deus, e sem a obrigatoriedade de ofertar a Si mesmo, pagou com um státer a oferta ou imposto do Templo. Um státer possuía o valor de quatro dracmas, e estas correspondiam a quatro dias de trabalho. (cf. Mt.17:24-27) Jesus deu exemplo de que devemos dar a Deus o que é de Deus, não só financeiramente falando, mas Ele ofereceu a Deus o Seu espírito, alma e corpo, ao longo de todo o Seu ministério terreno.

João, acerca da vida exemplar de Jesus, declarou o seguinte:

& Quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu. (1 Jo.2:6 NTLH)

5. Não despreze a correção do SENHOR, pois Ele disciplina a quem ama! (Pv.3:11,12)

& 11 Filho, preste atenção quando o SENHOR Deus o castiga e não se desanime quando ele o repreende. 12 Porque o SENHOR corrige quem ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem. (NTLH)

Jesus é o exemplo de alguém que honrou o Pai e nunca precisou de correção, porém, nunca negou que ela é necessária aos Seus discípulos e seguidores. Jesus declarou essa verdade à igreja que se encontrava na cidade de Laodiceia.

& Eu [Jesus] corrijo e castigo todos os que amo. Portanto, levem as coisas a sério e se arrependam. (Ap.3:19 NTLH)

6. Procure compreender as circunstâncias da sua vida e do mundo pela perspectiva de Deus. (Pv.3:13-26)

& 13 Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas, 14 pois isso é melhor do que a prata e tem mais valor do que o ouro. 15 "A sabedoria é mais preciosa do que as jóias; tudo o que a gente deseja não se pode comparar com ela." 16 A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras. 17 Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz. 18 Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida. 19 "Com a Sabedoria o SENHOR Deus criou a terra; e com o seu conhecimento colocou o céu no lugar próprio." 20 A sua sabedoria fez os rios nascerem e fez as nuvens darem chuva à terra. 21 Filho, tenha sempre sabedoria e compreensão e nunca deixe que elas se afastem de você. 22 Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz. 23 Você caminhará seguro e não tropeçará. 24 Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo a noite inteira. 25 Você não ficará preocupado com os desastres que caem de repente como uma tempestade sobre os maus. 26 Pois o SENHOR Deus lhe dará segurança e nunca deixará você cair numa armadilha. (NTLH)

A “sabedoria divina”, em termos gerais, tem o sentido de como Deus vê a vida. Ele propõe aos Seus filhos que procurem compreender a vida segundo o modo como Ele a vê.

O ser humano tem se afastado cada vez mais Dele, e, por causa disso, ele vê a vida de modo egoísta e interesseiro, pensando que a felicidade está na obtenção de bens que lhe garantam o futuro. Entretanto, onde estará o nosso futuro? Jesus não nos condena quando desfrutamos de tudo o que Deus nos dá nesta vida, mas Ele nos adverte quanto ao colocarmos nossos corações no que obtemos nesta vida e neste mundo, sem nos preocuparmos sobre que futuro teremos após a morte. Ele disse:

& 36 O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? 37 Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida. (Mc.8:36,37 NTLH)

7. Sempre que puder, seja misericordioso e ajude ao próximo com o que ele realmente precisa. (Pv.3:27,28)

& 27 Sempre que puder, ajude (não se negue a fazer o que é valioso para) os necessitados. 28 Não diga ao seu vizinho (“próximo” a quem Deus quer que ajude) que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje. (NTLH)

Jesus é o nosso exemplo na prática da misericórdia, porém, a misericórdia tem como base a justiça, pois Deus é Justo. Então, não damos às pessoas o que elas querem, mas o que elas precisam receber de Deus, pois Ele nunca age sem propósitos. Aquele que age com misericórdia, morre para si mesmo, a fim de oferecer ao próximo o melhor de Deus para ele. Os atos de misericórdia sempre demonstrarão o caráter de Jesus.

Todavia, nós devemos discernir quando o nosso esforço, ao ajudar uma pessoa, está causando mais mal do que bem. Jesus ensinou que não devemos dar o que é sagrado a seres que insistem em não usar a razão, diante de um ato de misericórdia, a fim de não compreender a bondade ou a graça divina. (cf. Mt.7:6)

Jesus é o nosso exemplo de alguém que personificou a misericórdia em movimento. Ele curou, expulsou demônios, realizou milagres, ressuscitou pessoas, ensinou, repreendeu, advertiu, consolou, aconselhou, protegeu e, além dessas coisas e de mais atos misericordiosos, Ele nos deu a salvação do poder do mal e deste mundo tenebroso. Portanto, todo ato de misericórdia visa conduzir a pessoa a se alinhar com Deus, através do arrependimento sincero de seus pecados e de uma vida infrutuosa para o Reino de Deus. Jesus disse o seguinte:

& Vão e procurem entender o que quer dizer este trecho das Escrituras Sagradas: “Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais.” Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons. (Mt.9:13 NTLH)

8. Não planeje o mal contra o seu próximo e não discuta com aqueles que não querem o seu mal. (Pv.3:29,30)

& 29 "Não planeje nenhum mal contra o seu vizinho; ele mora ao seu lado e confia em você." 30 Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal. (NTLH)

Jesus é o nosso grande exemplo quando amou os seus inimigos, entre os quais, nós nos encontrávamos. (cf. Cl.1:21,22) Ele nos ensinou que devemos amar os nossos inimigos e orarmos pelos que nos perseguem, a fim de sermos aceitos por Deus como Seus filhos.

& 43 — Vocês ouviram o que foi dito: “Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos.” 44 Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, 45 para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. (...). (Mt.5:43-45 NTLH)

9. Não imite os violentos, não faça o que eles fazem, porém, busque uma vida de amizade com Deus. (Pv.3:31,32)

& 31 Não tenha inveja dos violentos, nem faça o que eles fazem, 32 pois o SENHOR Deus detesta os que praticam o mal, mas é amigo dos que são direitos. (NTLH)

Jesus é o nosso exemplo de uma vida que nos leva além da condição de servos de Deus, mas de amigos Dele. (cf. Jo.15:15) É por meio dos Seus ensinamentos e da nossa comunhão com Ele que podemos nos tornar a cada dia mais íntimos de Deus e abençoados por Ele. Jesus disse:

& "Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso." (Mt.11:29 NTLH)

Nós não somos perfeitos, porém, se nos esforçarmos para colocarmos em prática esses princípios, certamente, teremos uma vida abençoada em 2019. Entendeu o que eu disse? Eu não espero um ano feliz, mas no próximo ano, eu desejo buscar por uma vida abençoada, a fim de agradar a Deus e pelo prazer que Nele tenho!

Antes de terminarmos esta meditação, eu quero deixar bem claro que Jesus é mais do que um modelo a ser seguido. Ele é o caminho, a verdade e a verdadeira vida; ninguém pode se aproximar e chegar diante de Deus Pai a não ser por meio Dele. (cf. Jo.14:6)

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail