Como ter paz em um mundo em guerra?

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Colossenses 3:15a

Texto Bíblico:

& E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões [...] (Cl. 3:15a NTLH)

A igreja de Colossos, provavelmente, foi fundada por Epafras. Então, Paulo escreve esta carta para animá-los e dizer que a vida do cristão é o próprio Cristo, pois só por meio Dele os pecados são perdoados. Paulo fala que a nova vida do cristão deve se basear no amor (αγαπη [ágape] = amor de Deus, o amor sublime que leva o homem a querer fazer algo pelo próximo, seja ele amigo ou não).

& E nesse novo serviço de amor queremos também que façam mais do que os outros. (1 Co. 8:7b NTLH)

E quando a vida está em risco por causa deste amor?

Lembro sempre de um vídeo que assisti de um pastor iraniano, condenado à morte, sorrindo ao falar com sua família para que não se preocupasse. Ao fundo, era possível ver uma corda que vinha de um braço mecânico de guindaste até o seu pescoço. Era impressionante a sua paz diante da morte.

Lembro, também, de diversos filmes da África, onde eram formadas filas de cristãos que seriam assassinados, mas que permaneciam quietos, sem medo. Entre eles, mães e seus filhos. Sabiam da morte iminente, mas não se amedrontavam.

Outra ilustração: um homem recebe de um médico o diagnóstico de câncer. Olha, pensa e decide em paz que, enquanto tiver vida, continuará servindo ao Senhor.

Conta-se que na época do império romano, soldados levavam cristãos à Roma para serem julgados por agitação da ordem. Era inverno e, na verdade, não queriam que os cristãos chegassem ao destino, pois, provavelmente, seriam absolvidos. Então, o comandante, no meio da viagem, próximo a um lago, retirou as roupas dos prisioneiros e os mandou ficar de pé. Como era esperado, com a friagem, começaram a ter hipotermia e, um a um, começou a morrer. O comandante olhava com seus soldados e oferecia cobertores àqueles que negassem a Cristo. De forma descomunal, nenhum se entregou, até que um dos cristãos, já desgastado e com sinais de fraqueza e desconcerto mental, causado pelo frio, cedeu e negou a Cristo. Feliz, o comandante ordenou a um soldado para lhe dar o agasalho. O soldado pegou o agasalho, entregou ao homem, tirou seu uniforme e ficou nu dizendo ao comandante: “eu fico no lugar dele, pois a cada um que morria, eu via um anjo de Deus vir e levar a sua alma, então, eu também quero esse Cristo”.

1. Como as pessoas, diante da maior guerra de suas vidas, reagem?

Os cristãos hoje se veem envolvidos em múltiplas questões que os levam a viver uma vida terrena, com problemas terrenos. Quais são, hoje, os maiores problemas enfrentados nos grandes centros?

  • Violência;
  • Desemprego;
  • Saúde;
  • Moradia;
  • Educação.

Esses problemas tiram o sono das pessoas e as fazem viver uma guerra que se trava em um nível mental, absorvendo suas forças e gerando outros problemas, principalmente, síndromes de pânico, medo, doenças psicossomáticas, incertezas, sentimento de inferioridade etc.

Com isso, os homens começaram a viver uma guerra interna e externa, buscando seus interesses e destruindo quaisquer coisas que entrem em seus caminhos.

2. Como desarmar o gatilho que foi colocado no interior do homem?

Penso que a primeira coisa a notarmos são dois atributos de Deus: Santidade e Justiça. Sem eles, não conseguiremos prosseguir, pois:

& Deus nos corrige para o nosso próprio bem, para que participemos da sua santidade. (Hb 12:10b NTLH)

Sem crermos que Ele pode corrigir nossa rota, tudo fica sem propósito!

E a justiça? Você crê na justiça de Deus? Então, você crê que Deus é justo! Logo, se Deus é justo, Ele não pode, simplesmente, perdoar, pois a justiça de Deus exige sacrifício. Se Ele simplesmente perdoasse, seria corrupto, mas nunca justo. Vejamos o que o apóstolo Paulo diz a respeito:

& 5 Mas, se as injustiças que cometemos servem para mostrar que Deus age com justiça, o que é que podemos dizer? Que Deus é injusto quando nos castiga? (Eu falo aqui como as pessoas costumam falar). 6 É claro que não! Se Deus não fosse justo, como poderia julgar o mundo? (Rm. 3:5-6 NTLH)

Paulo continua dizendo o motivo dessa forma de agir de Deus:

& 12 Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam. Não há mais ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo. 13 Todos mentem e enganam sem parar. Da língua deles saem mentiras perversas, e dos seus lábios saem palavras de morte, como se fossem veneno de cobra. 14 A boca deles está cheia de terríveis maldições. 15 Eles se apressam para matar. 16 Por onde passam, deixam a destruição e a desgraça. 17 Não conhecem o caminho da paz 18 e não aprenderam a temer a Deus. (Rm. 3:12-18 NTLH)

Como vamos conseguir aplacar a guerra que existe em nós? Vimos que a justiça de Deus exige sacrifício, então, Ele prometeu desde o início, um meio de nos achegarmos a Ele. Permitam-me colocar aqui a tradução literal do texto majoritário grego de João 1:1-5:

& 1 Em princípio existia o Verbo (Logos), e o Verbo estava com Deus, e Deus era o Verbo. 2 Este estava no principio com Deus. 3 Tudo por intermédio dele veio a existir, e sem Ele veio a existir nem uma só coisa do que tem vindo à existência. 4 Nele a vida estava e a vida era a luz era a luz dos homens. 5 E a luz nas trevas está brilhando e as trevas não a dominou.

Vejam que aí está o início da criação: após a chegada da luz, criou-se a área seca, segura, onde o homem poderia ser criado e começar a viver. Deus criou o homem, que era santo, tinha um propósito e cuidava de tudo que Deus fez.

Sabemos que após isso, através da serpente, entrou o pecado no homem, ele foi expulso do Éden e tudo ficou mais difícil. A população começou a crescer e, devido à maldade causada pelo pecado, as disputas, ciúmes, fofocas, conchavos e crimes se tornaram comuns no dia a dia humano.

Deus enviou o dilúvio, mas o veneno continuava no homem. Pela história, vemos que Deus sempre teve paciência com o homem e o desejo de levá-lo para perto de Si. Enviou profetas para falar ao povo, fez um trato com Abraão em que a nação que surgiria dele abençoaria toda a Terra, mas eles, aparentemente, não compreenderam. Então, como última opção, Deus se enviou ao mundo.

& Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. (Jo. 3:16 NTLH)

Aí, começa uma nova história: a história da intervenção de Deus no mundo. Essa intervenção não é algo imposto, mas depende de cada indivíduo.

& 20 Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem. 21 Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus. (Jo. 3:20-21 NTLH)

Isso nos remete ao início, ao caos, onde a escuridão reinava, onde aquilo que ia contra os desejos de Deus, persistia.

As pessoas dizem que Deus não é justo. Creio que isso deve ter sido dito também por Satanás, quando foi lançado na escuridão, que era a Terra. Acho isso uma mentira usada para não reconhecer que, por culpa própria, não quer se aproximar Dele.

Jesus se fez a salvação para as pessoas, a Luz que conduz aqueles que se aproximam Dele. O difícil é que, ao nos aproximar, tudo aquilo que não gostamos, mas que, na verdade, estamos sempre fazendo, começa a aparecer, e somos confrontados.

Infelizmente, muitos não conseguem se encarar e reconhecer que precisam mudar de vida, deixar o egocentrismo de lado e se entregar à vontade de Cristo, recebendo-O, encarando suas mazelas e iniciando uma jornada de mudança, procurando fazer aquilo para que o homem foi criado: fazer a vontade de Deus e agradá-Lo. Aí começa o desmonte do gatilho!

3. Como conseguir me livrar daquilo que hoje me aflige?

Todos têm sofrimentos. Talvez, eles não nos levem à morte física, mas teremos de lutar até o final das nossas vidas contra eles.

&  24 Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio. 25 Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre. 26 Por isso corro direto para a linha final. Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe. (1 Co. 9:24-26 NTLH)

O que não pode é, por autoindulgência, nos afastarmos de Deus. Algumas coisas que nos costumam desanimar:

  • Um desemprego que se estende por muitos meses;
  • O medo da solidão;
  • Um casamento que não estamos conseguindo manter;
  • A perda de um ente querido, e muitas coisas mais.

Não desista, continue lutando, lembre-se que o Céu é ganho à força, peça que Jesus te oriente e fuja do pecado, que é tudo aquilo que nos afasta de fazer a vontade de Deus. Como o câncer do pecado invadiu o interior do homem, todos passaram a ter um final em sua história.

Digo, com toda a certeza: se aproxime de Cristo, que é a Luz verdadeira; permita que Ele comece a trabalhar em sua vida e Ele mudará a sua história! Como os que estão sendo sacrificados, você verá que existe algo pelo quê lutar. Um Reino de luz e alegria está te esperando!

Deus te abençoe!

ImprimirEmail