A fé é mais do que acreditar - Parte 20: A fé de Abraão (3) - Nada é impossível para Deus!

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Hebreus 11:11,12

Texto Bíblico:

& 11 Foi pela fé que Abraão se tornou pai, embora fosse velho demais e a própria Sara não pudesse mais ter filhos. Ele creu que Deus ia cumprir a sua promessa. 12 Assim, de um só homem, que estava praticamente morto, nasceram tantos descendentes como as estrelas do céu, tão numerosos como os grãos de areia da praia do mar. (Hb.11:11,12 NTLH)

Quem são as pessoas que se aproximam realmente de Deus? Somente aqueles que têm fé, que desejam conhecê-Lo melhor, os que são fiéis ao que Ele pede ou ordena.

Quando observamos o ministério de Jesus, as pessoas que mais O impressionaram foram as que demonstraram fé ou confiança nas Suas palavras. Jesus nunca abençoou alguém devido à sua posição ou pela função elevada que exercia. Ele não abençoou pessoas por causa do dinheiro que possuíam, ou porque eram bonitas e fascinantes. Então, somente as que confiaram Nele é que foram por Ele abençoadas.

O nosso texto fala do cumprimento da promessa de Deus a Abraão e sua esposa Sara. Deus lhe dá um filho, o qual deveria se chamar Isaque. Quando o menino nasceu, tanto Abraão como Sara eram avançados em idade. Abraão estava com a idade de 99 anos e Sara com 89!

Vamos recorrer ao texto sagrado no Velho Testamento, onde encontramos a história, a qual se dá em Hebreus 11:11,12. Vamos ler Gênesis 21:1-7:

& 1 De acordo com a sua promessa (cf. Gn.17:19; 19:10), o SENHOR Deus abençoou Sara. 2 Ela ficou grávida e, na velhice de Abraão, lhe deu um filho. O menino nasceu no tempo que Deus havia marcado (cf. Hb.11:11), 3 e Abraão pôs nele o nome de Isaque. 4 Quando Isaque tinha oito dias, Abraão o circuncidou, como Deus havia mandado. 5 Quando Isaque nasceu, Abraão tinha cem anos. 6 Então Sara disse: — Deus me deu motivo para rir. E todos os que ouvirem essa história vão rir comigo. 7 E disse também: — Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar? No entanto, apesar de ele estar velho, eu lhe dei um filho. (Gn.21:1-7 NTLH)

Eu gostaria de destacar no texto que lemos três verdades, nas quais devemos crer e confiar:

  • Nada é impossível para Deus!
  • Deus sempre realiza os Seus planos no tempo determinado por Ele.
  • Os que aprendem a esperar no SENHOR não ficarão envergonhados.

1. Creia que nada é impossível para Deus.

Vamos aprender sobre essa verdade com a experiência de Sara. Leia Gênesis 18:10-15:

& 10 Um deles disse: — No ano que vem eu virei visitá-lo outra vez. E nessa época Sara, a sua mulher, terá um filho. Sara estava atrás dele, na entrada da barraca, escutando a conversa. 11 Abraão e Sara eram muito velhos, e Sara já havia passado da idade de ter filhos. 12 Por isso riu por dentro e pensou assim: — Como poderei ter prazer sexual agora que eu e o meu senhor estamos velhos? 13 Então o SENHOR perguntou a Abraão: — Por que Sara riu? Por que disse que está velha demais para ter um filho? 14 Será que para o SENHOR há alguma coisa impossível? Pois, como eu disse, no ano que vem virei visitá-lo outra vez. E nessa época Sara terá um filho 15 "Ao escutar isso, Sara ficou com medo e quis negar. — Eu não estava rindo — disse ela. Mas o SENHOR respondeu: — Não é verdade; você riu mesmo." (Gn.18:10-15 NTLH)

Na maioria das vezes em que Deus nos pede para confiarmos Nele, nós rimos! Esse riso é a manifestação da dúvida, da falta do conhecimento que temos do Seu poder, ou porque nos esquecemos dos Seus propósitos ao abençoar nossas vidas.

Sempre que Deus nos abençoa, isso se dá para que abençoemos muitas outras pessoas. Afinal, não foi essa a promessa feita a Abraão?

& Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo. (Gn.12:3 NTLH)

Qual é o sentido dessas palavras? Deus está dizendo que faria coisas boas àqueles que fizessem o mesmo ao escolhido pelo SENHOR. Deus amaldiçoaria a todos os que não fizessem coisas boas a Abraão. Então, por meio de Abraão, Deus abençoaria todas as nações ou raças sobre a Terra.

Então, o fato de Abraão e Sara terem um filho por promessa, não se tratava de uma bênção especial ou momentânea, a fim de que eles dessem um grande testemunho às pessoas. Eles deveriam entender que aquilo que Deus estava fazendo era parte de um plano muito maior – abençoar muitas pessoas, ou todas as nações da Terra, pois de Isaque viria um povo, e deste, Jesus!

Se as pessoas não virem Jesus através das bênçãos momentâneas que recebemos, falhamos na nossa missão como seres abençoados por Deus. Com as bênçãos que Deus nos dá, nós temos a obrigação de sermos bênçãos para Ele e abençoarmos outras pessoas.

Você pede a Deus que o abençoe financeiramente. Porém, por que você está fazendo esse pedido? Para se tornar uma pessoa mesquinha ou avarenta? Para a satisfação própria? Antes de fazer tal pedido, você deveria procurar conhecer o que Deus diz sobre o dinheiro. Dou a você breves referências para uma consulta futura acerca do que a Bíblia fala do dinheiro:

  • Suprir necessidades e ajudar os outros: 2 Co.8:13-15; 2 Co.9:6-9
  • Adquirir comodidades: Ec.5:19;
  • O cuidado extremo que se deve ter com ele: Mt.6:24; Pv.11:24
  • O cuidado para não ser tentado por ele: 1 Tm.6:9-10;
  • Cuidado para não confiar somente no dinheiro: Pv.21:6;
  • O dinheiro não nos ajuda a entrarmos nos Céus: Mt.6:19-21;
  • A sua alegria deve estar no SENHOR e não no dinheiro: Fp.4:12,13
  • Dar a Deus a parte que Ele pede: 22:21; 23:23 (Ml.3:10); Pv.3:9,10

O assunto aqui não é sobre finanças, mas sobre a verdade de que para Deus, nada é impossível. Sempre que Deus nos pede algo, tenha certeza de que carnalmente é impossível obedecermos, mas quando aprendemos sobre o caráter divino, sobre os Seus planos futuros através de nós. Então, nós teremos prazer Nele, nos colocaremos em uma posição de fidelidade a Ele com a confiança de que o que é impossível para nós é possível para o SENHOR!

Deus não quer que você saia por aí dizendo às pessoas que estão em situações desesperadoras, que o SENHOR fará o impossível diante das suas impossibilidades. Por quê? Porque muitas delas estão em situação de calamidade, devido aos seus próprios erros e precisam ser tratadas pelas verdades do Evangelho, pois se não forem, cometerão os mesmos erros no futuro!

Se Deus está realizando algo na sua vida e o vê como um milagre, isso não está acontecendo para que você saia e grite aos “quatro ventos” que é vitorioso e exageradamente abençoado. Isso só será possível se você cumprir as razões de ter recebido as bênçãos de Deus!

  • No caso do encontro com o jovem rico, o qual era um rabino ou mestre e que ensinava as pessoas sobre Deus e Seus planos (cf. Mt.19:616-26), Jesus ensinou aos Seus discípulos que a salvação não é obtida pela força humana, pois isso é impossível ao homem, mas possível para Deus.
  • Quando o anjo falou com Maria, a mãe de Jesus, sobre o Seu nascimento para ser o Salvador do mundo, também a animou sobre a impossibilidade de gerar uma criança sem se relacionar com o seu marido José. (cf. Lc.1:26-38)

Há muitos casos na Bíblia sobre a impossibilidade humana e a possibilidade divina. Porém, sempre que Deus fez algo impossível, não foi para satisfazer apenas as pessoas, mas para cumprir os Seus planos, e elas precisavam exercitar a fé para realizá-los.

Portanto, esteja certo de que aquilo que você está pedindo a Deus, não seja algo que visa apenas os seus prazeres, deleites pessoais, e não para cumprir os planos de Deus em Cristo Jesus. (cf. Tg.4:1-3)

2. Seja humilde diante de Deus, pois tudo acontecerá no tempo determinado por Ele.

Se Deus tem algo para realizar na sua vida, não duvide, mas seja humilde e entregue a Ele o seu futuro, pois tudo acontecerá do modo como o SENHOR planejou. Para Ele, nada é impossível!

& Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. (1 Pe.5:6 NTLH)

3. Aprenda a esperar no SENHOR com paciência.

& 1 Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o SENHOR. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro. 2 Tirou-me de uma cova perigosa, de um poço de lama. Ele me pôs seguro em cima de uma rocha e firmou os meus passos. 3 Ele me ensinou a cantar uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus. Quando virem isso, muitos temerão o SENHOR e nele porão a sua confiança. (Sl.40:1-3 NTLH)

Às vezes, é preciso ter paciência, pois nem sempre a ajuda de Deus ocorre no dia seguinte! Ele vai agindo, agindo, agindo e, enquanto isso, você aprendeu uma nova canção, ou seja, aprendeu algo novo sobre Ele, e as pessoas aprendem sobre o SENHOR através da sua vida, pois para Deus, nada é impossível!

Abraão não ficou envergonhado por ter confiado em Deus e, com certeza, nenhum de nós ficará, se de fato confiarmos Nele. A nossa entrega a Deus reflete a nossa confiança Nele. Ainda que eu não tenha toda a visão do que Deus pretende fazer através da minha vida, sei que é algo grande e maravilhoso, que foge à minha imaginação!

Em frente à minha casa eu plantei dois Ipês amarelos. Eles não reclamam quando as suas folhas caem, pois logo se encherão de flores amarelas e atrairão a atenção dos que passam por eles. Que aproximemos pessoas para Deus, por meio da ação de Jesus Cristo em nossas vidas, pois & O amor do SENHOR Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. (Lm.3:22 NTLH)

A minha esperança é que não duvidemos das coisas grandes e firmes que não sabemos, mas que confiemos em Deus, por meio de Jesus, a fim de conhecê-las. Nada neste mundo merece a nossa confiança, pois um dia o amigo não estará ao nosso lado, a nossa juventude passará, a velhice chegará e os nossos dias sobre a Terra terminarão! Nada do que alcançamos aqui levaremos para a eternidade, a não ser a fé.

Então, o que nos resta? Que nós vivamos com confiança no poder, no amor e na bondade divina, pois Deus nunca nos abandonará, enquanto vivermos para os propósitos Dele. Que nós sempre declaremos: para Deus, nada é impossível!”

& "Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele." (Lm.3:24 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail