A fé é mais do que acreditar - Parte 13: A fé de Abel (4) - A fé bíblica pode causar sofrimentos

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Hebreus 11:4

Texto Bíblico:

& Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor do que o de Caim. Pela fé ele conseguiu a aprovação de Deus como homem correto, tendo o próprio Deus aprovado as suas ofertas. Por meio da sua fé, Abel, mesmo depois de morto, ainda fala. (Hb.11:4 NTLH)

O cristão verdadeiro deve compreender que viver pela fé bíblica é um risco! Algumas vezes, por meio da fé, ele experimentará grandes milagres e livramentos pessoais. Porém, haverá situações em que, por meio da fé, terá que enfrentar grandes adversidades, e até o risco de morte! Não é segredo que há muitos cristãos sendo martirizados ou assassinados em pleno século 21 e os órgãos de imprensa sequer publicam ou notificam tais fatos.

1. Tome cuidado para não ser enganado pelas distorções bíblicas dos falsos mestres da fé!

Eu gostaria de iniciar esta meditação com um verso da Bíblia, o qual é mal interpretado e que é usado pelos famosos “pregadores da fé”, com a insinuação de que a pessoa vai até onde pode e, quando não tem mais força pessoal para lutar, deve crer que é a hora de entregar a Deus a situação.

& O que é impossível para os seres humanos é possível para Deus. (Lc.18:27 NTLH)

O contexto deste verso se refere à dificuldade de os ricos entrarem no Reino dos Céus, ou desfrutarem do governo e do Poder de Deus, devido aos seus interesses pessoais. (cf. Lc.18-26) Qual é a razão dessa dificuldade? A falta de obediência à Palavra de Deus recebida!

Quando você observa o contexto do verso que lemos, perceba que Jesus, o SENHOR, dá uma ordem ao jovem rico, que queria a vida do Reino de Deus. (cf. Lc.18:22) Qual foi o seu sentimento ao receber aquela ordem? Ele ficou muito triste, e o sentido dessa tristeza é que o jovem ficou excessivamente pesaroso, ou seja, “dominado por uma tristeza que lhe dava um sentimento da própria morte”. (cf. Lc.18:23) Então, profundamente triste, ele se afasta de Jesus e vai embora!

O que ele queria? Ter a vida do Reino de Deus, mas, ao mesmo tempo, continuar vivendo à sua maneira como de costume! Então, ele não queria viver pela fé, mas por seus próprios interesses.

Você já aprendeu que a fé traz à mente, por meio do ensino da Palavra de Deus, todo o esclarecimento e confiança sobre o caráter e os planos de Deus. Então, como você pode empregar esforços pessoais, sem observar o que Deus diz sobre a sua conduta e quando perde as suas forças, aí entra a força de Deus? Quer dizer que você vive pelos seus interesses, ausente de Deus e, quando nada dá certo, é hora de confiar que o SENHOR dará um jeito na situação?

O que Jesus está ensinando é que mesmo acreditando em Deus, você se deparará com obstáculos maiores que as suas próprias forças, mas a influência Divina ou a Sua capacitação lhe dará toda a força e competência para lidar com o momento, seja ele qual for!

O jovem rico se deparou com uma ordem Divina que concorria contra a sua, e não teve coragem para confiar na direção recebida do Alto, a qual lhe veio através de Jesus.

2. Deus não ri dos nossos erros, mas Se entristece. Portanto, procure viver uma vida correta diante Dele!

Muitas vezes, Deus lhe pedirá atitudes que concorrem com as suas e você terá duas opções: confiar ou rejeitá-la! Deus não ri dos nossos erros. Ele Se entristece! Porém, Ele o aprova quando você procura viver uma vida correta diante Dele! O SENHOR aprovou a fé de Abel, pois vivia perante Ele como um homem correto.

No que resultou a sinceridade, honestidade e a vida de fé de Abel? Ele foi assassinado por Caim, o seu próprio irmão. Portanto, nem sempre a fé o leva a conseguir o que você imagina ou sonha, mas, às vezes, ela o ensina a passar por momentos dolorosos e até enfrentar a morte, confiando em Deus!

Eu não quero desanimá-lo quanto à vida de fé, mas não pretendo fugir à Verdade bíblica quanto ao assunto. Viva com Deus e você terá momentos maravilhosos, mas saiba que a vontade Dele sempre concorrerá contra a sua!

3. A fé sempre lhe dará duas opções: confiar ou rejeitar o que Deus diz e pede.

Jesus disse:

& Depois (Jesus) disse a todos: — Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. (Lc.9:23 NTLH)

Jesus dá uma condição (“se”) para alguém que deseja segui-Lo: esquecer de si mesmo, estar pronto para negar a si mesmo (morrer) e segui-Lo, ou seja, aprender com Ele e obedecê-Lo. Isso é viver pela fé! Isso é fácil? Claro que não, mas é a proposta Divina a todos que querem desfrutar do poder do Seu Reino neste mundo e ir para Ele na eternidade.

Você está com a sua Bíblia aberta em Hebreus 11 ainda? Então, leia os versos 32 ao 38:

& 32 O que mais posso dizer? O tempo é pouco para falar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas. 33 Pela fé eles lutaram contra nações inteiras e venceram. Fizeram o que era correto e receberam o que Deus lhes havia prometido. Fecharam a boca de leões, 34 apagaram incêndios terríveis e escaparam de serem mortos à espada. Eram fracos, mas se tornaram fortes. Foram poderosos na guerra e venceram exércitos estrangeiros. 35 "Pela fé mulheres receberam de volta os seus mortos, que ressuscitaram. Outros foram torturados até a morte; eles recusaram ser postos em liberdade a fim de ressuscitar para uma vida melhor." 36 "Alguns foram insultados e surrados; e outros, acorrentados e jogados na cadeia." 37 "Outros foram mortos a pedradas; outros, serrados pelo meio; e outros, mortos à espada. Andaram de um lado para outro vestidos de peles de ovelhas e de cabras; eram pobres, perseguidos e maltratados." 38 Andaram como refugiados pelos desertos e montes, vivendo em cavernas e em buracos na terra. O mundo não era digno deles! 39 Porque creram, todas essas pessoas foram aprovadas por Deus, mas não receberam o que ele havia prometido. (Hb.11:32-38 NTLH)

Como uma pessoa, em sã consciência bíblica, pode afirmar que se você viver pela fé, tudo lhe dará certo, conforme os seus sonhos e desejos? Somente um “anticristo” prega desse modo!

4. Tenha a consciência de que a fé o torna propriedade de Deus e não mais dono de si mesmo.

Todo aquele que vive pela fé bíblica deixa de pertencer a si mesmo e se torna uma propriedade de Deus, por meio de Cristo! Então, essa pessoa passa a viver para a glória de Deus, ou seja, a sua vida se torna em um instrumento para que o SENHOR mostre a todos a Sua bondade, misericórdia, poder e os Seus propósitos eternos.

A fé de Abel mostrava todas essas coisas, mas ele sofreu! Por causa da sua fé, Abel foi assassinado, pois o seu irmão teve ódio dele. Porém, Deus amou Abel e elogiou a sua fé, mas o plano do SENHOR era levá-lo à eternidade, por causa do seu testemunho de vida.

Os que vivem pela fé, sofrem e até morrem por causa dela. Eles não são dignos de pena ou dó, mas os que sofrem por causa do egoísmo, materialismo, vaidades e sonhos carnais, esses sim são dignos de pena ou de dó.

É triste ver pessoas que vivem uma vida acomodada, por anos na Igreja, e que morrem bem velhinhas, terem sustentado uma fé falsa, terem sido infrutíferas e não terem vivido para a glória de Deus, isto é, para que Deus mostrasse a Sua bondade, misericórdia, poder e Seus planos através das suas vidas.

O que acontece com esse tipo de gente? Eles não creem em Deus e na Sua Palavra, mas seguem os seus próprios caminhos. Confesso que eu não gostaria de estar na pele dessas pessoas quando elas se encontrarem com Cristo após esta vida, uma vez que aqui na terra, foram arrogantes e relapsas ou negligentes, pois viveram de modo indiferente à tão grande salvação eterna!

5. Como Abel, adore a Deus! Ame o SENHOR, despreze a filosofia mundana e dê a Ele o que é Dele!

Deus nos chamou não para sermos como “reis neste mundo”, mas o nosso princípio de vida se baseia na adoração, ou seja, na rendição pessoal a Deus, por meio de Jesus Cristo. Antes de desfrutarmos de tudo o que Deus possa nos dar, devemos dar a Ele o que é Dele, pois assim vive o adorador.

O termo adorador vem da imagem de um cão que lambe a mão do seu dono. Antes que o dono lhe dê qualquer coisa, o animal lhe mostra saudade, consideração, respeito, submissão e amor, antes de lamber a sua mão. Portanto, assim deve ser a sua vida diante do SENHOR. Antes que Ele lhe dê qualquer coisa, seja um adorador.

Por isso, o nosso texto base termina com a frase: “Por meio da sua fé, Abel, mesmo depois de morto, ainda fala.” O sentido é que o que ele ensinou através da sua vida e morte, deve se tornar conhecido até os dias em que a Igreja existir neste mundo.

Abel é um exemplo do que aconteceu com Jesus. Por causa da Sua vida de obediência a Deus, Ele foi odiado pelos desobedientes e assassinado na cruz do Calvário. Abel nos ensina pelo seu exemplo, e Jesus, tanto pelo Seu exemplo como pela Sua presença constante na vida de todo aquele que Nele crê e obedece a Deus, pois Ele, diferente de Abel, ressuscitou e nos dá do Seu Espírito que concede a “Vida do Alto”, que nos conduz pelos princípios da “Vida Eterna”.

O mundo (sistema filosófico que se opõe à Verdade e princípios Divinos) odeia os verdadeiros seguidores de Cristo; então, é impossível existir uma vida harmoniosa entre esse sistema anticristo e o próprio SENHOR Jesus. Nunca haverá concordância entre a filosofia mundana e a Palavra de Deus.

& "Eu (Jesus) digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem [bom ânimo]. Eu venci o mundo. [sigam o meu exemplo sobre como Eu o venci]" (Jo.16:33 NTLH)

O apóstolo João que, mesmo já velhinho, foi exilado à Ilha de Patmos, nos diz o seguinte:

& Não amem [não acolham, não respeitem, não se satisfaçam com] o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai. (1 Jo.2:15 NTLH)

Quem vive pela fé, ama a Deus, vive para Ele, sofre por Ele e morre Nele! Quem vive pela fé, não vive pedindo, mas a sua vida é uma constante doação ao Criador, pois confia no Seu caráter, amor, graça, misericórdia e poder. Quem vive pela fé, não exige nada de Deus, mas dá a Ele o que é Dele, ou seja, o que Ele quer!

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail