A fé é mais do que acreditar - Parte 4: Cuidado com a fé dos nossos dias!

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Mateus 7:15-19

Texto Bíblico:

& 15 — Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens. 16 Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos. 17 Assim, toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins. 18 A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas. 19 Toda árvore que não dá frutas boas é cortada e jogada no fogo. 20 Portanto, vocês conhecerão os falsos profetas pelas coisas que eles fazem. (Mt. 7:15-19 NTLH)

Devido ao enfraquecimento ou empobrecimento do significado das palavras em nossos dias – e a “fé” não foge à regra –, nós temos meditado sobre a importância de buscarmos o entendimento correto sobre o que é ter “fé” e o seu verdadeiro sentido.

A declaração de Jesus tanto me impressiona como me assusta:

& (...) quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra? (Lc. 18:8 NTLH)

1. A fé falsa é um dos sinais do “final dos tempos”, segundo Jesus.

Jesus falou de vários sinais que antecederão a Sua segunda vinda – quando Ele virá para buscar a Sua verdadeira Igreja –, e eles se tornam cada vez mais evidentes em nossos dias. (cf. Lc.21:7-36) Eu gostaria que lêssemos o verso 8 de Lucas 21:

& Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu, dizendo: “Eu sou o Messias” ou “Já chegou o tempo”. Porém não sigam essa gente. (Lc. 21:8 NTLH)

Vamos ler o mesmo verso na NVI:

& Cuidado para não serem enganados. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu! ’ e ‘o tempo está próximo’. Não os sigam. (Lc. 21:8 NVI)

Jesus está dizendo que antes da Sua vinda, muitos dirão “que são enviados em Seu Nome” e que até fingirão ser o próprio Messias! Entre todos os sinais apontados por Jesus no capítulo de Lucas 21, este é o primeiro!

2. Não distorça o caráter e os desígnios de Deus.

Repare que nos últimos dias, Satanás irá trabalhar para confundir a verdadeira fé, a qual nos foi dada como um “dom ou presente” da parte de Deus. Nós, pelo estudo das Sagradas Escrituras, sabemos que Jesus é o Messias ou o Cristo.

Durante a Sua permanência física entre os homens, Ele nunca trouxe uma mensagem de esperança para este mundo, mas de catástrofes. Ele mostrou claramente o afastamento da humanidade do Criador e deixou claro sobre as razões desse afastamento: orgulho, egoísmo e interesses pessoais.

Os “falsos pregadores (profetas) e falsos messias (cristos)” já trazem uma mensagem sobre a importância de adquirirmos riquezas terrenas e uma vida sem sofrimentos. No entanto, essa mensagem vem por meio de um tipo de fé que não se compromete com os propósitos e desígnios Divinos. Então, é uma mensagem falsa!

3. Busque a mensagem de Deus para a sua vida e não as que atendam aos seus desejos pessoais.

É natural que as pessoas sigam esse tipo de ensinamento, pois ninguém gosta de sofrer ou ter perdas materiais. Elas não querem passar pelo processo de transformação Divina, mas apenas obter Dele o que lhes interessa nesta vida. Quanto a isso, que nós prestemos atenção às palavras de Paulo, o apóstolo de Jesus:

& Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. (2 Tm. 4:3 NTLH)

Em outras palavras:

Porque há de vir uma época, em que as pessoas não hão de querer mais ouvir a sã doutrina e procurarão acumular à sua volta mestres doutores que lhes ensinarão apenas aquilo que vai de encontro aos seus desejos e que comunicam impressões agradáveis aos seus ouvidos.

Então, o primeiro dos sinais apontados por Jesus será uma fé mentirosa, a qual se fundamenta em uma falsa mensagem, sobre a qual os falsos pregadores dizem ser a voz de Deus para toda a humanidade. O argumento que esses líderes religiosos usam para enganar os filhos de Deus é este:

“Como pode um Deus tão bom e misericordioso permitir que Seus filhos sofram, tenham enfermidades? Se Deus é o Dono do ouro e da prata, Ele quer que Seus filhos prosperem financeiramente neste mundo, pois isso mostra a Sua glória e grandeza! Ninguém desejará procurar um ‘Deus que é fraco e inoperante’ em favor dos Seus!”

Com razão, este é um belo argumento, porém falso! Ele é próprio de quem não conhece as Escrituras e que deseja, a todo custo, enganar as pessoas e se enriquecer por meio delas. Além do mais, esse tipo de mensagem é uma preparação para aquele futuro grande líder político, ao qual a Bíblia denomina como “Anticristo”.

Entenda que a fé verdadeira não espera por um grande líder político, cheio de promessas de bem-estar e soluções terrenas, mas pelo Rei e Senhor Jesus, que levará aqueles que verdadeiramente se comprometeram com Ele à eternidade, após muitas dores e perseguições.

4. Comprometa-se com Deus em Cristo e não com os modismos religiosos da nossa época.

Nestes nossos dias, temos visto o que muitos chamam de uma explosão da fé, em várias áreas do Cristianismo.

  • Igrejas locais cheias de pessoas que somente correm atrás de soluções para os seus problemas pessoais, devido a apelos sensacionalistas e não verdadeiros.
  • Métodos mundanos para atrair pessoas às reuniões para um espaço que muitos chamam de igreja, mas que, infelizmente, não lutam pela Verdade e pelos propósitos de Deus em Cristo.
  • Inúmeros “pregadores ou oradores” dizendo que pregam o verdadeiro e poderoso evangelho.
  • Livros e mais “livros cristãos” sendo vendidos, que não passam de mensagens positivistas com conselhos provenientes de uma psicologia e filosofia mundanas.
  • Cursos que se parecem mais à magia, os quais falam de libertação de demônios, de males do passado e de emoções negativas.
  • Cursos de teologia não presenciais, cujo objetivo não é acompanhar, de fato, os alunos em uma vida de temor a Deus e à Sua Palavra, mas que lhes dão uma falsa ilusão de serem ministradores da Verdade, sem o chamado Divino.
  • O aumento das vendas de Bíblias personalizadas com comentários, os quais ignoram as regras da exegese e o contexto das passagens.
  • O número crescente de “cantores gospel”, disseminando por meio de suas canções, a filosofia do antropocentrismo, cuja Ideologia, ou doutrina, de acordo com a qual o ser humano, e não Deus, é o centro do universo, de tudo, sendo ele rodeado por todas as outras coisas.
  • “Shows gospel” onde cantores e pregadores cobram cachês altíssimos, em vez de darem de graça o que receberam de graça. Além do mais, nem sabemos de muitos deles, sobre as igrejas que tomam parte, se nelas são dizimistas e se dão um bom testemunho de fortalecimento espiritual e moral aos membros de suas famílias espirituais.

Que tipo de fé Jesus encontrará por volta da sua segunda vinda? É tudo isso o que estamos presenciando e muito mais que ainda virá, infelizmente!

A palavra fé em nossos dias tem adquirido o sentido de “esperança, magia, sentimento, positivismo ou acreditar em Deus”, mas que Deus? Ela tem perdido o seu sentido de uma vida de “comunhão e compromisso” em um Deus que exige unidade espiritual, moral e de serviço, como aprenderemos a partir da próxima semana.

Todavia, essas atitudes só podem ser vistas na vida daqueles que têm uma profunda convicção na existência de Deus, na realidade da Sua Pessoa e que se sujeitam à Sua graça e poder.

Infelizmente, não demorará muito para que a Igreja e os cristãos se descaracterizem por completo. Pensarão que são o que não são! Que nós nunca nos esqueçamos da mensagem de Jesus ao último período da Igreja sobre a Terra:

& 14 — Ao anjo da igreja de Laodicéia escreva o seguinte: “Esta é a mensagem do Amém, da testemunha fiel e verdadeira, daquele por meio de quem Deus criou todas as coisas. 15 Eu sei o que vocês têm feito. Sei que não são nem frios nem quentes. Como gostaria que fossem uma coisa ou outra! 16 Mas, porque são apenas mornos, nem frios nem quentes, vou logo vomitá-los da minha boca. 17 Vocês dizem: ‘Somos ricos, estamos bem de vida e temos tudo o que precisamos.’ Mas não sabem que são miseráveis, infelizes, pobres, nus e cegos 18 Portanto, aconselho que comprem de mim ouro puro para que sejam, de fato, ricos. E comprem roupas brancas para se vestir e cobrir a sua nudez vergonhosa. Comprem também colírio para os olhos a fim de que possam ver. 19 Eu corrijo e castigo todos os que amo. Portanto, levem as coisas a sério e se arrependam. 20 Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos. 21 “Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de se sentarem ao lado do meu trono, assim como eu consegui a vitória e agora estou sentado ao lado do trono do meu Pai. 22 “Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas.” (Ap. 3:14-22 NTLH)

Continuaremos na próxima semana falando sobre a fé, se Deus quiser!

Que Deus nos abençoe!

ImprimirEmail